Já passaste a parte de selecção de CV, já foste à entrevista, e agora só falta receber uma reposta. A pior parte deste processo de encontrar um novo emprego, é mesmo perceber ou não se fomos seleccionados.
Quantas vezes não passaste dias, semanas e meses sem receber algum feedback?! Provavelmente muitas vezes. Infelizmente, isto parecer estar a ser o normal entre as empresas, e muitas vezes até ficamos “contentes” quando recebemos qualquer tipo de feedback, mesmo quando não somos selecionados.
Então como é que te podes antecipar a um eventual “não”, seja durante a entrevista ou quando recebes feedback em resposta ao teu email a questionar sobre o processo de recrutamento.
Os sinais
- Quando te dizem “Precisamos de mais tempo para puder analisar todos os candidatos antes de tomar uma decisão”, tradução, provavelmente não serás selecionado. Dizerem que vão entrevistar mais candidatos, é uma forma subtil de te informarem que não estás a ser considerado para aquela oferta de emprego.
- Só fazem as questões mais básicas. Esta deve ser das dicas mais simples e mais fáceis de avaliar. A verdade é que os recrutadores precisam de seleccionar um certo número de candidatos para fazer entrevistas, mesmo que já saibam quem vai preencher a vaga. E quando a vaga já está preenchida quando chega a tua vez, o objectivo é serem o mais rápidos possíveis para te “despachar”. É uma situação inconveniente, mas mesmo que percebas que é esta a situação, dá sempre o teu melhor. Geralmente este tipo de situações é acompanhada por uma atitude fria ou distante.
- Vamos manter o teu CV nos nossos registos. Mais uma vez, uma forma simples de dizer que não serás selecionado. Afinal de contas, com a quantidade de currículos que as empresas recebem, qual é a empresa que tem capacidade de fazer uma boa triagem e arquivo de todos?!
- A entrevista correu lindamente, mas depois estás à espera de notícias durante algumas semanas. Pode acontecer que estejam à espera de resposta das chefias, no entanto, se a resposta for algo “foi um prazer tê-lo tido cá para a entrevista, mas ainda estamos à espera que sejam aprovadas as verbas para o projecto”, e depois mais silêncio. Não estão interessados, e não te vão seleccionar, é uma forma “simpática” de te informar.
- Decidimos ir noutra direção. É outra forma simpática de te informar que não tens as qualificações que eles pretendem.
- Esta posição não parece ser a melhor para ti, porque tens qualificações a mais. O recrutador sabe que tens qualificações a mais e acha que não vais ficar na empresa tempo suficiente.
- Sempre que achas que chegaste à ultima fase de selecção, enviam mais um pedido de informação ou até pedem para fazeres uma apresentação Power Point sobre o tema. Esta é simples, a empresa não está a procura de recrutar alguém mas sim ter um consultor à borla.
- A entrevista correu muito bem mas depois vês que a vaga continua em aberto nos sites de procura de emprego.
- Não te dizem quando te vão dar uma resposta. Se achaste que a entrevista correu muito bem, mas no fim o recrutador acaba com um “Muito obrigada” ou até “Depois entramos em contacto consigo” e não te dão datas específicas, ou o que pode acontecer depois, o mais provável é que não sejas escolhido.
- Não te preparaste para a entrevista. Muitas vezes não conseguimos ficar o emprego porque não nos preparamos para a entrevista. Mesmo que achas que és capaz, pensa duas vezes e faz a tua pesquisa, prepara umas perguntas e treina as respostas. Isto mostra à empresa como é que reages ao stress, e se te preparas para futuros trabalhos.
Mesmo que não seja desta vez que foste seleccionado, não desanimes. Sim é um sentimento muito complicado, e a forma como vais lidar com essa frustração vai fazer toda a diferença na tua vida. E apesar de puder estar a ser complicado agora, empenha-te porque mais tarde ou mais cedo o emprego que se encaixa mais contigo irá aparecer.