3 Competências que deve inserir no seu currículo e mostrar numa entrevista

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Por Ofertas de Emprego em Competências 24-05-2015


Existem diversas dicas para elaborar um bom currículo, e apesar de muitas delas serem boas e interessantes no final resume-se tudo às suas competências.

Existem pelo menos três competências essenciais para singrar no mercado de trabalho atual, coloque-as no seu currículo e mencione na entrevista se possível.

A noção de empregabilidade é determinante para um candidato que se queira candidatar a um cargo com requisitos exigentes. O acumular de diversos fatores tais como a experiência, conhecimento, competências, qualificações, contatos ou características pessoais, permitem-lhe encarar qualquer desafio com a flexibilidade que uma empresa procura. Há 15 anos atrás ter conhecimentos de informática era o topo das competências exigidas e das mais procuradas, hoje passou a ser banal, por isso é necessário procurar novas formas de desenvolvimento pessoal e de aquisição de competências que possam marcar a diferença.

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A diferença entre um bom e um mau currículo está na sua elaboração, no entanto ambos podem ser reprovados numa candidatura. O que vai marcar a diferença para o recrutador vão ser as competências de cada um, e nesse caso existem pelo menos 3 que devem estar incluídas no seu currículo.

Trabalho em equipa

Por ser uma competência muito falada e escrita, é lhe dada a importância que ela merece. Hoje em dia, e em quase todos os empregos, é necessário trabalhar em grupo em prol de objetivos. Ter essas competências sem criar atritos ou não ter antecedentes de problemas de relacionamento com colegas de trabalho, é uma mais-valia para qualquer empregador. Se você trabalhou como voluntário em equipa numa instituição, mencione isso no seu currículo e faça questão de referir novamente na entrevista.

Comunicação

A comunicação num colaborador é fundamental para a realização de tarefas em equipa. Se a mesma não for clara e fluente torna-se complicado atingir objetivos, e consequentemente prejudicará a empresa. Nos últimos anos as empresas de recrutamento têm notado algumas dificuldades de comunicação verbal e escrita, especialmente em candidatos que terminaram recentemente os seus cursos universitários e que pretendem entrar no mercado de trabalho. Como consequência disso alguns recrutadores introduziram testes de literacia em entrevistas, com o objetivo de tentar filtrar candidatos com visíveis dificuldades de comunicação.

Resolução de problemas

Dizer ou escrever no currículo que se consegue resolver problemas por si só não é uma competência. Para conseguir provar que você tem essa habilidade é necessário mostrar exemplos concretos do que você consegue fazer. Os recrutadores procuram pessoas capazes de pensar analiticamente, estrategicamente e logicamente. A contratação só vai depender da forma como você irá expor a abordagem e a tentativa de resolução dos problemas.