Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 24-09-2015
O tempo é considerado por muitos um bem precioso que não deve ser desperdiçado, e o desemprego faz muita gente desperdiçar tempo e dias da sua vida que nunca mais serão recuperados. Mesmo estando no desemprego é possível gerir melhor o tempo para fazer mais e melhor, nem que seja para estudar, ir a empresas, ir ao Centro de Emprego, etc.
Definir prioridades e seguir à risca um plano de tarefas é meio caminho andado para conseguir gerir o tempo com mais eficiência, mas ainda assim é preciso fazer mais para que o nosso dia renda com mais qualidade.
Hoje vamos fornecer-lhe três dicas úteis para gerir melhor o seu tempo – tome nota.
Cursos de Formação com Desconto →
No seu tempo deve mandar você mesmo, por isso não faça os outros perderem o tempo deles nem que eles o façam perder o seu.
Divida o seu dia em tarefas que tem que fazer e ao fim de duas semanas analise esse calendário e aponte as tarefas em que o seu tempo foi bem gasto e aquelas em que foi mal gasto. Irá chegar à conclusão que perde bastante tempo em tarefas que não lhe trazem grande valor e onde perde demasiado tempo que podia atribuir a outra tarefa.
Tire mais tempo para si, para a família, para as coisas que gosta de fazer em vez de estar a perder tempo com coisas insignificantes que não irão trazer valor à sua vida pessoal ou profissional num futuro próximo.
Numa empresa o nosso raciocínio é facilmente perturbado por colegas de trabalho, por telefones a tocar ou até mesmo por um cliente, mas também os desempregados podem não conseguir focar-se no que realmente é importante para eles na aflição de terem que conseguir arranjar um emprego.
É importante tirar pelo menos 30 minutos por dia para pensarmos realmente no que estamos a fazer, se é o correto, se é o mais lógico, se vai realmente trazer valor à nossa vida e se não existe alguma coisa que possamos fazer diferente para que não percamos tanto tempo.
A procrastinação impede profissionais ou desempregados de atingir objetivos por medo, por terem demasiado trabalho, por estarem pressionados ou pouco preparados, e isso faz com que se perca demasiado tempo e os resultados não sejam os adequados – ou mesmo nenhuns.
As desculpas para estar sempre a adiar alguma coisa, o deixar tudo para a última, o não querer assumir maiores responsabilidades na execução de uma tarefa, são tudo “sintomas” que revelam procrastinação e que devem ser assumidos e ultrapassados.
Para conseguir ultrapassar o problema será preciso redefinir os seus parâmetros sobre o que é uma vantagem ou uma desvantagem em adiar ou não alguma tarefa. Se não quer ter o sentimento de culpa porque deveria estar a concluir uma tarefa em vez de estar a fazer outra coisa menos produtiva para a sua vida, é importante que defina o que é importante naquele momento para si.
Você definiu para si que tinha que enviar pelo menos 5 currículos por dia pela Internet.
Conseguindo gerir a procrastinação vai conseguir ser mais produtivo e ao mesmo tempo não irá desperdiçar tanto tempo. Procure levantar-se cedo e concluir algumas tarefa logo de manha e verá que o seu dia correrá bastante melhor, e com tempo de sobra faça o que mais gosta.