Por Ofertas de Emprego em Carreira 01-06-2015
Como se costuma dizer, a mentira tem perna curta, e verdade seja dita as coisas nunca podem acabar bem quando se mente.
Em toda a nossa vida a mentira está sempre presente, seja através de familiares, amigos, televisão, Internet, etc. E porque não no trabalho também? Sim existe. Sempre existirá quem esteja constantemente a mentir no seu local de trabalho e muitos são aqueles que sofrem também consequências desses atos.
Podemos ver casos mundialmente conhecidos como Lance Amstrong que mentiu sobre a sua dopagem na Volta a França em bicicleta ou Bill Clinton sobre o seu adultério na Casa Branca. A mentira está em toda a parte desde o mais simples trabalhador ao mais importante gestor.
Cursos de Formação com Desconto →
Não é de estranhar portanto as 3 seguintes verdades sobre a mentira no trabalho.
Por mais pequena que seja a mentira todos o fazemos em alguma fase da nossa vida, seja para nos despedirmos, negociarmos o salário, para encobrir um erro ou por necessidade habitual. Assim como você tem essa necessidade outros também a têm, e assim como você não sabe o que os outros fazem também eles não sabem o que você faz – até um dia.
Um psicólogo Norte Americano diz que mentimos 3 vezes a cada 10 minutos de conversação. Muitas dessas mentiras acabam por ser desculpas para não fazer alguma coisa ou encobrir outras, mas não deixam de ser mentira por causa disso.
Temos por hábito mentir em pequenas proporções, mas são essas pequenas mentiras que formam um bolo gigante. Por serem pequenas são mais regulares e isso aumenta as probabilidades de um dia sermos apanhados. Normalmente atrás de uma pequena mentira surgem outras mais pequenas ou até uma grande mentira, e aí podemos perder totalmente a nossa credibilidade e sofrer consequências graves.