Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 21-04-2020
Estar preparado para uma entrevista de emprego é muito importante, saber tudo sobre a empresa, o posto de trabalho e todas as eventuais perguntas que te possam fazer, é só uma das partes essenciais da entrevista. A outra parte é toda a comunicação não-verbal, que é tão importante como tudo o que possas responder na entrevista.
Alguns estudos mostram que as pessoas formam 55% da sua primeira impressão sobre outro, a partir da linguagem corporal e 7% em conteúdo não-verbal. Mesmo que as tuas respostas sejam incríveis, se a tua comunicação não-verbal for má podes perder facilmente uma oportunidade de emprego.
O que é isso da comunicação não-verbal
A comunicação não-verbal é tudo o que transmitimos que não seja por palavras, ou seja, são os gestos, é o sorriso ou estar sisudo, o tom da voz, os gestos enquanto falamos e a distância entre nós e com quem estamos a falar.
Vamos começar pelo básico, criar uma boa primeira impressão. O conceito de beleza é muito relativo e varia de pessoa para pessoa, mas logo que entras para uma entrevista vais ser analisado visualmente, é impossível não acontecer. Como é que podes tirar o maior proveito desta análise visual?
Como vais vestido: A forma como vais vestido deve corresponder à imagem da empresa, e deves ser consistente desde o casaco até ao calçado. Não é uma questão estar bonito ou na moda, é uma questão de te apresentares da forma mais profissional possível.
O cheiro: Pode parecer óbvio mas é muito importante não causar uma má impressão no sentido olfactivo do recrutador. E isto não significa só tomar banho ou vestir roupa lavada, mas também não deves abusar no perfume ou tresandar a fumo de cigarros.
Um ponto positivo que pode fazer a diferença é a forma como te apresentas na entrada, faz questão de te apresentares de forma profissional a quem te recebe antes de te sentares à espera da entrevista. Nunca sabes quem te está a observar enquanto esperas, senta-te bem e não atendas telefonemas (só se forem emergência).
Na hora da entrevista, começa com um cumprimento confiante e que espelhe o que o entrevistador te dá, ou seja, se te cumprimentam com um aperto de mão, podes ficar por aí.
Depois senta-te direito, com as costas encostadas à cadeira sem que seja rígido, é bom que te mexas na cadeira de vez em quando. Mostra que estás responsivo à conversa. Depois o melhor é fazer contacto visual. Não olhes fixamente ou não passes o tempo todo a olhar para a sala, o objectivo e mostrar que estás alerto e interessado.
De certeza que já sentiste muita vez o teu espaço pessoal a ser invadido, e não gostaste, portanto, não o faças numa entrevista. Não precisas estar em cima do recrutador para que a tua mensagem seja recebida. É aconselhado não estar a menos de 1 metro nem a mais de 3 metros de distância, da pessoa que te está a entrevistar.
Tenta ter um equilíbrio saudável entre a tua postura física e o que estás a dizer, ou seja, não é preciso fazer grandes gestos com as mãos ou braços nem ter uma postura demasiado rígida, nem oito nem oitenta.
O melhor é tentar espelhar a forma como o recrutador se apresenta, isto vai ajudar a criar um laço de confiança inconsciente, entre ti e ele. O imitar de forma subtil e natural as acções do recrutador (cruzar as pernas, ter os braços em cima da mesa, mexer a cabeça, entre outros…) dá indicação que estás a concordar com o que está a ser dito pela pessoa que te está a entrevistar.
Por fim, depois da entrevista não te esqueças que continuas a ser avaliado, agradece de forma cordial ao entrevistador, cumprimenta da mesma forma que te cumprimentaram no início, sorri e sai do escritório de forma confiante.