Por Ofertas de Emprego em Carreira 08-04-2020
Esta é a altura certa para começar a desenvolver algumas ideias de negócios. Agora que tens mais algum tempo, podes aproveitar e apostar em ti de forma a desenvolver um negócio que te traga algum rendimento extra.
As ideias que apresentamos nesta guia, qualquer um pode fazer e não precisas de curso superior, só vontade de aprender e força para o levar para a frente. Basta teres um computador e ligação à internet.
O melhor é que hoje em dia já não é preciso ter grandes conhecimentos de informática, porque porque há cada vez mais ferramentas disponíveis que permitem que qualquer pessoa consiga ter um negócio online. É um verdadeiro mundo democrático e podes dedicar as horas que quiseres, dependendo de como queres que o negócio cresça.
De forma resumida, este modelo de negócio define-se como sendo a forma de ganhar dinheiro promovendo os produtos de outra pessoa/empresa. Investigas o mercado, vês um produto de que gostas, promoves o produto e ganhas por cada venda que consegues converter com essa promoção.
Tudo começa com a procura de um nicho de mercado que seja rentável, procuras um programa de afiliados; Entre os mais populares encontram-se: a Amazon, Monetizze e Hotmart. Todas elas apresentam uma grande variedade de produtos, digitais e físicos.
Cada produto tem um link especifico que depois vai fazer a ligação à tua conta de afiliado. Quando promoves o produto e a pessoa clica, se acabar por comprar o que estás a promover, vais receber uma percentagem pela venda. Não existem estratégias melhores ou piores, tens que encontrar a que se adequada melhor a ti. Se não tens recursos para fazer anúncios, talvez seja melhor começar pela divulgação no teu blog.
Terás, seguramente, conhecimentos sobre alguma coisa, seja comida, filmes ou carros. Torna o teu hobbie numa forma de ganhar dinheiro, simplesmente criando conteúdo sobre esse tema. Podes começar com um blog, que é o modo mais simples e sem custos mas talvez seja melhor investir um pouco mais e arranjar um site, uma vez que alguns blogs têm algumas restrições de conteúdo e em anúncios.
O ponto-chave na criação de conteúdo é a originalidade! Seja através de texto, fotografia ou vídeos. O objectivo é criar conteúdo que seja relevante para o teu público, com o qual as pessoas do teu nicho se revejam e queiram voltar a ler; e de forma regular. Esta é a melhor forma para ficar bem posicionado nos motores de busca e fazer com que haja cada vez mais público a aceder ao site.
Certamente já entraste em vários sites com anúncios, geralmente estes anúncios são processados pelo serviço de anúncios da Google. Basta teres um código da Google que vais colocar no teu site e os anúncios vão começar a aparecer no blog, a cada clique que seja feito vais receber algum dinheiro. O Google só mostra os anúncios mais relevantes no teu blog, o que vai ser bom para as pessoas que visitam o teu site, maximizando o número de cliques, que revertem em mais dinheiro para ti.
Já falamos anteriormente nesta estratégia e podes aplicar no teu blog. Como podes fazer? Começa por fazer avaliações de produtos e incluir um link que direccione a pessoa a comprar através do programa de afiliados. Estás a criar conteúdo útil e a fazer vendas.
– O teu blog tem que ser cativante e único, se o teu público pode encontrar a informação que estás a fornecer noutro lado, porque é que te vão escolher?! Claro que já se fala de tudo, há milhões de sites online, tenta encontrar um nicho por explorar e não tenhas medo de pôr um pouco da tua personalidade no que estás a escrever. A melhor política é ser genuíno, foca-te em conteúdo que vá agradar ao teu público-alvo, isto vai fazer com que te vejam como uma referência e se forme uma base de confiança. Isto vai levar a que as pessoas eventualmente sigam os teus conselhos, comprem os produtos que recomendas e cliquem na publicidade.
– A consistência é muito importante. Se fazer um blog não é muito complicado e não demora tempo nenhum, ganhar dinheiro com ele já não é tão fácil. Tudo depende de como o “alimentas”. Tens que criar conteúdo de forma consistente, podes começar com um artigo por dia ou três por semana, seja qual for o plano, mantém-te na rota que traçaste.
Vender online não precisa ser obrigatoriamente venda de produtos físicos. Há uma enorme variedade de produtos digitais que podes vender:
Seja que área for, lembra-te que as vendas vão sempre depender da relevância dos produtos. Não estás a criar um produto para ti, tens que criar para o público do teu nicho. Depois basta ir verificando as vendas de tempo a tempo, se não correr bem à primeira, podes sempre ir experimentando com outros produtos até acertar num que te traga mais dinheiro.
Outra forma de fazer algum dinheiro extra é a partir do vídeo, não é por acaso que há tantos canais de YouTube. A estratégia aqui é a mesma que para um blog, criar conteúdo original e útil que seja o mais interessante possível para conquistar o interesse das pessoas.
Mais uma vez, não precisas ser o maior especialista numa matéria, podes começar com vídeos sobre os teus interesses ou sobre uma qualquer área onde tenhas mais conhecimentos. O importante é fazer e ser consistente.
O importante neste tipo de negócios, é encontrar o nicho certo. Faz uma boa pesquisa de mercado, vê as tendências atuais, o que se fala nas redes sociais e o que se anda a vender mais. Não precisas de muito para começar, podes começar por um tipo de negócio e ver se é viável, se conseguires ser bem-sucedido aproveita e lança-te com mais ideias. O lado positivo deste tipo de negócios é que não tens restrições e podes aproveitar todas as oportunidades que existem.