Há poucas coisas que se comparam à emoção de começar um negócio próprio. A inspiração está por todo o lado, e só está à espera que seja posta em prática. Muitas vezes a inspiração surge quando vês um negócio que já existe, não há mal algum fazer o mesmo que outra pessoa já está a fazer. É muito raro conseguir ter uma ideia 100% original, o que vai fazer do teu futuro negócio seja bem-sucedido ou não é a forma como o trabalhas.
O truque é descobrir uma ideia incrível que seja viável, que vá ao encontro das tuas competências e que te anime. O que é que tu e o teu negócio trazem de novo para o mercado?
Ideias de pequenos negócios para futuros empreendedores
Se a ideia é tornares-te empreendedor e ter uma pequeno negócio teu, então estás no sítio certo. Juntámos nesta lista 40 ideias para te ajudar neste caminho. Tens um pouco de tudo, desde prestação de serviços, venda de produtos, ideias relativas a negócios com animais ou sobre tecnologia.
Se ainda não tens certeza das tuas opções, certamente que vais arranjar aqui a tua nova ideia para um futuro negócio.
- Assistente virtual – São aqueles que trabalham de forma remota e independente, e prestam serviços a empresas ou outros empreendedores. Trabalha como prestador de serviços e não tem que ter um contrato com uma empresa.
- Criação de kits de emergência – A pandemia mostrou-nos que há certas coisas que são essenciais para ter em casa. A ideia deste negócio é fazer kits especiais de emergência que depois podes vender e distribuir.
- Criação de box com alimentos – Não é uma novidade, já temos esta solução em várias cidades. Se fores produtor podes fazer cestos com o que estás a produzir, sejam legumes, ovos ou fruta. Podes também optar por criar cestos especiais com diversos alimentos, que podem ser ou não temáticos.
- Gestão de espaços de cowork – Um dos pontos positivos da pandemia, foi mostrar que o teletrabalho é possível. Pensando na possibilidade de no futuro haver mais profissionais a trabalhar de forma remota, haver espaços de cowork são perfeitos para juntar estes profissionais.
- Formações online – Se sabes de algum assunto, seja fotografia, jardinagem ou até cozinhar. Podes desenvolver formações ou workshops que podes colocar à venda nas plataformas de cursos online (Udemy por exemplo).
- Desenvolver aplicações (app) – Com alguns conhecimentos de informática podes começar a desenvolver aplicações para dispositivos móveis.
- Reparação de pequenos electrodomésticos
- Consultor de blogs
- Contabilista
- Consultor de negócios
- Produção de bolos e doçaria
- Reparação de computadores
- Treinador de cães
- Pet sitter (cuidador de animais de estimação) – Para quem não pode ou não tem tempo, começa a surgir em Portugal o cuidador dos animais de estimação. Podes ir levar os cães passear, fazer companhia ou dar comida.
- Produção de comida/biscoitos para animais
- Gestor de redes sociais
- Vendedor no eBay (ou outros marketplaces)
- Florista
- Jardineiro
- Escritor freelancer
- Tomar conta de crianças – babysitter
- Pintor (construção civil)
- Criação de joalharia
- Assistente pessoal – Um dos grandes problemas nas pequenas cidades é a deslocação para ir às compras, para ir pagar um serviço entre outros. A pandemia veio mostrar que ainda há muitas desigualdades neste sentido, especialmente para os mais idosos. Como assistente pessoal podes ir às compras ou até ajudar no pagamento das contas.
- Personal Trainer
- Fotógrafo
- Guia turístico
- Cuidador (de seniores) – Para muitos idosos que estão em casa pode começar a ser muito complicado fazer as tarefas domésticas diárias, como lavar e estender a roupa, limpar a casa ou até mesmo ajuda a nível pessoal (higiene e alimentação).
- Produção de sabonetes artesanais
- Tradutor
- Produtor de vídeo
- Web Designer
- Professor/a de yoga
- Gestor de redes sociais
- Explicador
- Organização de eventos
- Organização de casamentos
- Serviço de limpeza
- Serviço de passar de roupa
- Impressão 3D – Se tens imaginação e queres criar algo novo, a impressão 3D pode ser a solução: joalharia, objectos de decoração, vasos, brinquedos, canecas.