Por Ofertas de Emprego em Carreira 25-05-2015
Hoje passamos mais tempo no emprego do que com a família, e se acabamos por ter um emprego sedentário podemos vir a sofrer um aumento de peso e outros problemas de saúde.
O horário de trabalho é cada vez mais incerto e acentuado, a hora de saída parece cada vez mais longe a cada dia que passa, e o fim-de-semana é uma miragem só ao alcance de alguns. É assim o mês de trabalho de muitos trabalhadores portugueses que para além do stress acumulado e da fadiga, podem também vir a sofrer de outros problemas de saúde nomeadamente o aumento de peso.
Cursos de Formação com Desconto →
Também a alimentação desregulada devido aos horários inconstantes poderá prejudicar a saúde, mas o maior problema prende-se sobretudo com o sedentarismo de algumas profissões.
Profissão anteriormente denominada por secretário/a hoje não difere muito do antigamente. Talvez a única mudança mais significativa seja a tecnologia que evoluiu, mas ainda hoje se utiliza o papel, os arquivos, o agrafador, etc. Por ser uma profissão rotineira que não requer demasiados movimentos fora do posto de trabalho, acaba por prejudicar o funcionário/a uma vez que este/a não exercita o seu corpo.
As novas tecnologias são de facto bastante fascinantes e possuem bastante procura e oferta em termos de emprego, mas por outro lado “amarram” o funcionário em frente ao computador durante horas a fio, inclusive nas horas das refeições.
A vida de professor não é fácil, apesar de ter pouco de sedentarismo é uma profissão muito desgastante, que causa stress, que exige uma organização pessoal muito grande, que exige preparação diária, controlo de horários, etc. Devido a essas contrariedades os professores muitas vezes acabam por tomar refeições apressadas, e muitas vezes fora de horas o que prejudica o seu metabolismo.
Operador de Máquina é das profissões mais sedentárias que existem. Este funcionário pode passar horas a fio em pé junto de uma máquina a retirar peças, a observar a maquinação, a medir, a controlar, etc. É um trabalho muito desgastante em termos físicos e que pode depois reflectir-se num aumento de peso.
A sua disponibilidade de horários é fundamental para o seu sucesso profissional, mas por outro lado prejudica a sua alimentação e descanso. Para que estes profissionais possam ajudar quem mais precisa muitas vezes abdicam da sua própria saúde e alimentação, acabando o seu turno a comer refeições desajustadas num qualquer bar de Hospital.