Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 06-04-2020
Sempre te pareceu um sonho conseguir trabalhar em casa, ter o conforto do nosso espaço, não ter que andar na correria para ir para o trabalho, aguentar o trânsito ou transportes públicos. Era o teu sonho e agora estás em teletrabalho em casa e afinal não é tão fácil e o stress começa a apoderar-se.
Esta pandemia de COVID-19 obrigou muitas empresas a adaptarem-se e muitos trabalhadores passaram a ter que ir trabalhar para casa e se adaptarem a esta nova realidade. Numa altura que já vivemos na incerteza e preocupação com o futuro, como é nos vamos proteger do stress e ansiedade e estar a trabalhar em casa?
Abaixo deixamos algumas ferramentas para perceber como identificar pontos de stress e gerir este sentimento.
Pode ser diferente para todas as pessoas, por isso é que é muito importante perceber o que te está a desencadear entrares em stress, porque só assim vais conseguir gerir estes sentimentos. É fácil perceber quando estás em stress se perdeste o teu emprego, se ficaste em lay-off ou por causa de qualquer outra mudança na tua vida. No entanto, é muito mais complicado e muitas vezes até negligenciamos, os sentimentos que estão por de trás do stress, como estamos a reagir e os nossos pensamentos ou os nossos comportamentos que podem estar a ajudar a prolongar esta situação.
Como analisar a tua situação:
Se isto for verdade para ti não te preocupes, não faz de ti mau profissional. Ter que nos adaptar a uma situação laboral completamente diferente, e se ainda por cima tens filhos e tens que gerir tudo, pode ser muito complicado. Os principais problemas que podes estar a experienciar nesta momento:
Não te preocupes, há um conjunto de ferramentas que podes por em prática para te ajustar a gerir melhor o stress e que vamos explorar uma a uma para te ajudar.
O mais importante é criar uma estrutura no teu dia. Quando ias trabalhar para a empresa tinhas uma rotina, sabias que tinhas que fazer as coisas duma certa forma para chegar a tempo ao trabalho, ser produtivo e no fim do dia chegar a casa e fazer as tarefas em casa. Esta estrutura diária mudou, tens que reestruturar os teus dias e fazer um plano para te devolver um pouco da normalidade que existia.
Trabalhar no sofá ou na cama não vai funcionar, é uma grande tentação mas já deves ter visto que não é a melhor solução. Não só vais chegar ao fim do dia com dores, porque não estás numa posição ergonómica para trabalhar, como não vais ser muito produtivo e isso vai gerar sentimentos de desânimo.
Sem sair do mesmo espaço, pode-te acontecer ficares o dia todo a trabalhar – não faças isto! Faz pausas sempre que sentires necessidade, pausas para comer, pausas para descansar os olhos e se conseguires uma pausa para ir até á varanda apanhar ar.
Evita encher a despensa de snacks e coisas que te façam mal, tenta comer o melhor possível. Claro que um chocolate/snack de vez em quando vai ser um mimo bom e tu mereces.
Muito importante também, deixar um tempo para fazer algum exercício. Há algumas aplicações que estão a disponibilizar treinos gratuitos. Podes tirar pelo menos 20/30 minutos por dia para cuidar do corpo.
Possivelmente vais ser requisitado muitas vezes e vais ter que aprender a recusar alguns dos pedidos. Este conselho também se aplica para quando se trabalho num escritório, aceitar todos os projectos vai levar a que estejas tão sobrelotado que não vais conseguir ter tempo para tudo, resultando num atraso geral do trabalho. Para evitar que isto aconteça em casa, tens que aprender a dizer não, perceber o que consegues fazer de forma produtiva no horário de trabalho e entregar os projectos as horas sem te levar ao burnout.
Por fim, é preciso regular bem os horários de sono. Muitas vezes descuidamos de uma boa noite de sono, mas o sono é muito importante para a regulação do nosso organismo e é tão importante como comer bem e fazer exercício.
Mantém horários para acordar e adormecer e evita o uso do telemóvel ou tablet antes de adormeceres, porque estes dipositivos estão ligados às dificuldades em conseguir ter uma boa noite de sono.
Muita gente sente os mesmos medos e sente as mesmas dificuldades que tu estás a sentir. Aproveita todas as ferramentas e aplica-as à tua realidade, não deixes o stress vença sobre ti.