5 Formas de lidar com o stress no trabalho

homem no trabalho com computador e postura reclinada

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 02-04-2021


Estás no trabalho e tudo corre bem, do nada recebes um relatório de performance com o qual não concordas e o stress instala-se.

Alguma vez já destes o teu 100 %, fizeste tudo o que te tinham dito que seria necessário para seres promovido, e mesmo assim escolheram outro colega? Terminaste um projeto que foi muito elogiado, mas alguém ficou com os louvores do teu trabalho? Se te revês com alguma destas problemáticas, de certeza que já te passaram um conjunto de emoções fortes como tristeza, frustração e até arrependimento.

Este conjunto de sentimentos são uma incrível fonte de stress, sendo que muitas vezes até nos levam a casos extremas como o burnout. Ter que lidar com este tido de situações é algo que não aprendemos na escola, e a verdade é que o mundo profissional tem muitos desafios para os quais muitos de nós não está preparado para lidar. E mesmo depois de vários anos no mercado de trabalho, podem sempre acontecer novas situações que nos vão causar stress e ansiedade e com os quais temos dificuldades em lidar.

Se estás a experienciar algum deste tipo de desafios e não estás a conseguir lidar, deixamos em baixo cinco formas de conseguir lidar com estes sentimentos.

1. Desabafa com alguém

Um dos erros mais comuns que muitas vezes fazemos é não desabafar, seja porque não queremos incomodar alguém ou porque achamos que ninguém vai valorizar a nossa experiência. Isto é um erro.
Puder falar com alguém e desabafar sobre o que nos está a perturbar, é uma das melhores formas de processar o que estamos a sentir e pensar sobre o que se passou. Vai ajudar-te a ver as coisas por outra perspectiva e ponderar melhor sobre o que aconteceu. Ao mesmo tempo, puder desabafar com alguém sabe mesmo bem, porque guardar tudo para nós só vai fazer com que o stress e ressentimento se acumulem em ti.

2. Reflete sobre o que se passou

Antes de agir de cabeça quente, o melhor é passar algum tempo a refletir porque é que te estás a sentir assim e como chegaste a esse estado. É muito fácil reagir no momento quando recebemos feedback que consideramos negativo, e isso só vai fazer com que haja um acumular de stress e frustração desnecessário.

Por exemplo, depois de uma entrevista de emprego, recebes a notícia que não serás contratado. Nesta situação, é muito fácil cair na tentação de reagir mal e não ter o comportamento mais profissional. Antes que isso aconteça reflete no que pode ter acontecido, se te preparaste para a entrevista ou se a tua forma de estar foi a mais correta.

3. Gestão das expetativas

Muitos dos nossos problemas têm origem nas nossas expetativas. É irrealistas pensar que tudo vai correr como queremos e de acordo com o plano que traçamos, e se vives de acordo com esta ideologia estás a traçar um caminho para haver constante desilusão. E isto não quer dizer que tens que pensar sempre que vai correr tudo mal, é bom ter em mente que estás a dar o teu melhor mas que nem sempre as coisas vão correr como esperas.

4. Fala com a tua chefia

Quando acontece alguma coisa que te perturbe, depois de acalmares, vai falar com a tua chefia e/ou patrão sobre o que aconteceu. Se foi feedback negativo, podes solicitar uma reunião para perceber melhor o que se passou e perceber as razões pelas quais te foram criticar o trabalho. Nessa reunião tenta manter a mente aberta, e isto é importante porque queres continuar a ter uma boa relação profissional com a tua chefia. Depois de ouvires a explicação, podes falar também sobre como te sentiste ao receber as críticas que recebeste.

5. Deixa para trás

Por fim, podes optar por deixar para trás e seguir em frente. A verdade é que a vida profissional e pessoal está cheia de altos e baixos, e vão haver situações stressantes inevitáveis e isso não é algo especialmente para ti – é comum a todos nós. Muitas vezes levamos a peito mais do que é preciso, e isso vai afetar a nossa performance no trabalho.

A verdade é que não é fácil conseguirmos ultrapassar facilmente este tipo de problemas no trabalho mas se não fizermos nada para os controlar aí sim, vão tomar proporções que não deviam e instalar-se permanentemente em ti.

Pode até demorar vários anos, até conseguirmos gerir os sentimentos negativos que podem surgir no trabalho, pode ser porque temos uma chefia tóxica ou porque existem colegas negativos. A melhor forma de lidar com o stress no trabalho, é perceber que este tipo de situações vão continuar a acontecer e ter um plano para conseguir superar este tipo de situações frustrantes quando elas surgirem.