5 Passos simples para criar um website

homem ao computador a ver sites

Por Ofertas de Emprego em Carreira 09-04-2020


Nunca foi tão simples criar um website como agora e nem precisas ter grandes conhecimentos técnicos de informática ou design. Claro que saber “código” (desenvolvimento com recurso a linguagem de programação) pode ser uma mais-valia, e se quiseres aprender, há várias propostas online para que o possas fazer de forma gratuita.

Hoje em dia há muitos recursos online que te permitem montar um site de forma rápida e fácil, e não precisas de gastar mais que uma ou duas horas. Há duas formas de fazer um website, através de criadores de sites (Wix, Squarespace ou Shopify) ou através do WordPress.

Mas antes de te aventurares nesta tarefa, há alguns passos muito importantes que tens que ter em consideração antes:

  • Qual é o meu objectivo na criação do website? Preciso mesmo ou pode ser apenas um blogue?
  • Precisas de um domínio (o endereço do teu website www.OMeuSite.pt)

Quais são as diferenças entre um website e um blogue?

Um website é geralmente direccionado para empresas, para o teu negócio. O conteúdo é estático e está organizado por páginas – serviços, sobre nós ou produtos/serviços – que não são actualizadas frequentemente.

Um blogue pode fazer parte dum site e é mais dinâmico, com actualizações frequentes. São normalmente utilizados em estratégias de marketing de conteúdo, através da criação de artigos optimizados para um negócio, de forma a conquistar uma boa posição no Google.

Podes criar ambos através do WordPress. Podemos dizer que a principal diferença entre os dois é o seu propósito, o website é a cara de uma empresa, o blogue serve para se relacionar com o público, seja por hobbie ou com objectivo de promover uma empresa.

1. Como fazer um website com criadores de website

É possivelmente a melhor opção, muitos destes criadores incluem tudo o que precisas para fazer um site e colocar online, têm uma enorme variedade de templates (o design, que podes adaptar à tua medida) que podes usar, com possibilidade de editar, têm serviço de alojamento, consegues logo um domínio e um endereço de email. Todos os aspectos de segurança e as actualizações são geridas pelo criador.

Basicamente, tudo num só sítio.

Mas como escolher o melhor criador de website? Tudo depende das tuas necessidades, o melhor é aproveitar os planos gratuitos que quase todos têm. Depois de avaliar a melhor opção, podes seguir para um plano pago.

2. O domínio

O domínio é o nome do website e o seu endereço, através do qual o público te vai descobrir utilizando os browsers (motores de busca). Podes optar por um domínio gratuito, mas isso significa que o nome da empresa onde o fizeste vai aparecer no nome do site, exemplo: www.oteunegocio.wixsite.com. Ao contrário, se comprares um domínio podes escolher um nome só teu, por exemplo www.omeunegocioxxx.com, geralmente é melhor utilizar a extensão .com, mas se estiveres focado apenas em Portugal podes optar pela .pt.

  • Se estás a criar um site para o teu negócio, o domínio deve coincidir com o nome da empresa;
  • Se queres fazer um site pessoal, o domínio pode ser o teu nome;
  • O uso de extensões como .com, . net ou .org são as melhores se queres atrair publico de todo o mundo;
  • O uso de extensões “locais” .fr, .pt ou .de são melhores quando o objectivo é alcançar um publico por país.

Dependendo onde vais fazer o teu website, podes optar por escolher logo um domínio, isto acontece com o Wix, Weebly e o Jimbo. Estes criadores de website até te oferecem a oportunidade de comprar um domínio, sem pagar no primeiro ano. Mas também tens a opção de comprar um domínio e alojamento separadamente.

3. Aperfeiçoa o design

Um design impactante vai ditar a sobrevivência do teu site, se não for atractivo o público vai sair do teu site em segundos. Mesmo que utilizes templates, podes mexer nos componentes para tornar o teu website o melhor possível e o que reflicta melhor a tua empresa.

Dicas para um design atractivo:

  • Estruturado e com design simples;
  • Certifica-te que o design é o mais apropriado para o teu negócio;
  • Enriquece o website com elementos únicos.

A escolha do logo e das imagens também deve ser bem pensada, para que o teu website tenha um look o mais profissional possível. Podes comprar óptimas imagens profissionais online no Adobe Stock ou o Shutterstock. Há também, algumas opções gratuitas no Pexels ou no Pixabay.

4. Escreve e prepara o conteúdo

O conteúdo é tudo o que está visível no website. Por isso é imperativo ter bom conteúdo, implementar boas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que consiga transmitir a tua mensagem de forma clara e simples ao teu público. Conteúdo escasso e mal escrito, confunde o público e faz com que percam o interesse.

Assim que tiveres a estrutura feita, está na altura de criar conteúdo, antes de colocares o website online. Aqui tens que te focar nos desejos do teu público, precisas fazer conteúdo relevante para a tua audiência e que seja o mais cativante possível. Como é que vais transmitir a tua mensagem? Escrita? Imagens? Vídeos?

É importante perceber que o Google gosta de conteúdo único, relevante e que seja produzido com frequência. Isto facilita a que apareças no topo das pesquisas, de forma orgânica. Por isso é que muitas empresas se focam na criação de conteúdo, para alcançar o seu público-alvo.

Que páginas que deves ter:

  • Sobre nós;
  • Página de contactos;
  • Blog;
  • Serviços e/ou produtos.

5. O website está online, e agora?

Agora que já tens o teu site online, deves promovê-lo e optimizá-lo. Não basta ter o site para que as pessoas o visitem e comprem os teus produtos/serviços. Com um bom SEO já de raiz, tens algum do trabalho feito mas não te esqueças de alimentar o blog. Fala do que for relevante para o teu negócio e que possa ser uma mais-valia para as pessoas.

Analisa os teus resultados através do Google Analytics (gratuito), para perceber se os teus esforços estão a ser recompensados. Crescer de forma orgânica (não paga) demora algum tempo, mas não desesperes e vai analisando se o teu conteúdo está a fazer alguma diferença. E muda a estratégia se vires que o caminho que estás a seguir não está a dar resultado.

Podes optar também pelo email marketing, que é uma estratégia usada por muitas empresas. Usa-se o email marketing para manter contacto com as pessoas que visitam o website.

Por fim cria perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc.), para interagir com o teu público e aumentar a visibilidade entre clientes e potenciais clientes. Ter uma presença nas redes sociais é essencial hoje em dia! Transmite autoridade e mostra que o negócio é seguro, factores muito importantes quando um consumidor está a avaliar uma empresa.

 

Afinal criar um website não é tão complicado como parece e até tu o podes fazer sozinho, porque as plataformas já fazem o trabalho quase todo por ti.
Agora que já tens umas noções básicas de como criar um website para o teu negócio, aplica os teus conhecimentos e lança-te no mercado online. Sem nunca descuidar do conhecimento, está atento porque o mundo digital está em constante mudança e agora que vais embarcar nesta aventura não queres ficar para trás.