Por Ofertas de Emprego em Entrevista 09-06-2015
Como se costuma dizer, o segredo é alma do negócio, e os recrutadores a nível mundial têm segredos e práticas que muitas vezes são impercetíveis aos candidatos.
O recrutador por norma é bastante simpático, afável mas acima de tudo calculista. Ele tem sempre um candidato debaixo de olho mas nunca o ideal, só mesmo se surgir algo inesperado na entrevista é que você pode ter alguma hipótese. Daí a importância da preparação da entrevista. Não basta responder com aquilo que já está escrito no CV, é preciso ir mais além e tentar fornecer novos dados que possam baralhar as contas do recrutador.
Cursos de Formação com Desconto →
As entrevistas começam a ser pouco frequentes pois requerem tempo que os recrutadores não têm, requerem todo um trabalho de filtragem que muitas vezes já está feito de processos anteriores e como a sua base de dados é tão grande acabam por escolher alguém que já seguiam há algum tempo. Em qualquer caso é sempre benéfico efetuar candidaturas e estar atento, pois começam a surgir novas empresas e novas necessidades que precisam de ser colmatadas e o seu perfil pode ser o mais indicado.
Mas quer mesmo saber o que o recrutador esconde de si?
Quando a seleção de currículos é feita e o seu chama a atenção por alguma razão, a expectativa é elevada por parte do recrutador. A entrevista acaba quase sempre por ditar o desfecho do processo, e você não pode falhar nessa altura.
Segundo um estudo da CareerXRoads, as probabilidades de um candidato ser recrutado com base em referências são 3 a 4 vezes maiores que as de um candidato sem referências.
As grandes empresas de recrutamento possuem grandes base de dados de candidatos, por isso é normal terem pessoas para quase todas as posições que precisam de preencher e muitas delas acabam efetivamente por serem preenchidas com esses candidatos.
A procura de talento começou a ser fundamental para o crescimento das empresas, e isso move bastantes organizações a nível mundial a procurarem os melhores candidatos nas empresas concorrentes ou parceiras.
Existe uma linha ténue entre a persistência e o desesperado que você não pode cruzar. Independentemente da sua situação ser delicada, nunca deve ter coração perto da boca e andar a ligar ou enviar emails todos os dias e a toda a hora – não resulta a seu favor.
É claro como a água. Hoje em dia é preciso muito cuidado com o que se faz na Internet e ter as permissões e definições de privacidade das redes sociais bem configuradas.