Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 27-04-2020
Por todo o lado existem pessoas que são poços de negatividade. São pessoas insatisfeitas com a sua vida profissional ou não que gostam da empresa onde estão, que passam a vida a dizer mal de tudo, que todos os colegas são maus profissionais e que passam a vida a fazer intrigas e mexericos.
Podem ser diversas as causas que estão por trás deste negativismo, pelo que que nos devemos focar mais no Porquê e não nas Ações. Porque temos que perceber de onde vem toda a negatividade para conseguir agir da melhor forma.
Antes de entrar em stress, temos que perceber que não conseguimos controlar os comportamentos dos outros. Por muito que isso nos incomode, este é o primeiro passo para lidar com alguém que é extremamente negativo (e isto funciona na vida profissional e pessoal), nós só temos o controlo de como vamos reagir sobre isso.
O objectivo é tentar não reagir de cabeça quente, ou seja, remover o nosso sentimento sobre aquela pessoa e reagir de forma lógica e racional, evitando entrar em confronto ou ser arrastado por aquele sentimento negativo.
Como falámos acima, muitas vezes as pessoas estão a passar uma fase má na sua vida pessoal e só precisam de desabafar. Escuta, praticar a escuta ativa ajuda a perceber melhor as pessoas e muitas vezes por detrás de toda a frustração está uma pessoa simpática, que só precisa de uma ajuda a gerir os seus sentimentos.
Pergunta se podes ajudar com alguma coisa, podes achar que não te compete a ti estar a ajudar todos mas pensa, quantas vezes recorreste a alguém para ajudar a gerir os teus sentimentos? Se conseguires ajudar o teu colega, não só ajudaste alguém a ficar melhor mas também melhoraste o ambiente no trabalho.
Para conseguires lidar com esse stress, não há nada como falar com quem entende a tua situação e não precisa ser um colega. Todos já tivemos “esse” colega negativo e podem trocar ideias de como as coisas estão a acontecer, para encontrar o humor na situação e encontrar conforto em saber que não é o único a passar por isso.
Se conversar com a pessoa não ajudar e em todas as situações que estão juntos só há negatividade e mexericos, não cabe a ti fazê-lo ver como está errado ao agir assim. Estabelece limites.
Nem sempre é possível, mas evitar a comunicação para além das questões laborais, com este tipo de pessoas, é a melhor solução, porque nunca se vão contentar com um comentário, vão tentar meter-te sempre dentro dos conflitos e dos mexericos e isto não ajuda em nada.
O que importa és tu. A tua função no teu emprego é fazer o teu melhor, por isso foca em ti e nas tuas funções. Sabemos que é bastante fácil distrairmo-nos no trabalho, especialmente quando há mexericos a voar à volta.
É muito fácil ser arrastado para a toxicidade dos outros por isso é que deves focar em ti, estar integrado na equipa não significa acompanhar as pessoas na propagação de sentimentos negativos. Focar em ti não é ser egoísta, não só vais conseguir trabalhar mais e melhor, como te irás sentir melhor.
E se tudo isto não resultar, a melhor solução é sempre contra atacar com bondade e positivismo. Uma pessoa negativa consegue sugar-nos toda a energia, por isso é que não nos sentimos bem com eles. Para contradizer o negativo uma das armas mais eficazes são as energias positivas, somos naturalmente atraídos para este tipo de energias e mesmo que custe, mesmo que não acabes totalmente com o tóxico, vais conseguir conquistar os outros colegas pela tua boa presença.
Lidar com pessoas tóxicas e negativas é horrível e pode parecer uma tarefa quase impossível, vão tentar arrastar-te sempre para o mesmo estado de espírito que estão a sentir. O conflito vai ser sempre uma arma e é nisso que encontram satisfação. Não é um problema único teu, é talvez dos problemas mais comuns em todo o mundo; esperamos que com estas dicas consigas lidar da melhor forma com este tipo de pessoas e consigas resolver a situação da melhor forma.