Por Ofertas de Emprego em Entrevista 04-03-2021
Hoje é cada vez mais comum teres uma entrevista não presencial, que geralmente é feita por Zoom. Neste tipo de entrevista por videoconferência há muito que deves fazer, mas também há muitos erros que deves evitar, se queres causar uma boa impressão. Estar preparado para uma entrevista por Zoom é tão importante como estar preparado para uma entrevista presencial.
Uma entrevista por videoconferência pode ser ótimo, estás num local conhecido e isso pode ajudar com o stress da entrevista. No entanto, para quem não está muito familiarizado com este processo, uma entrevista feita desta forma pode trazer muitos desafios novos. É muito fácil focar só na parte tecnológica e descuidar pormenores que podem fazer a diferença entre uma boa ou má entrevista.
Para que isto não te aconteça e tenhas mais hipóteses de conseguir ficar com o emprego, deixamos aqui alguns erros que deves evitar quando tiveres uma entrevista por Zoom.
No que se trata de entrevistas esta é uma das piores situações que podem acontecer, o chegar tarde. Isto é um erro quando vais a uma entrevista presencial ou uma entrevista por Zoom. Podes abrir o programa uns minutos antes, isto vai ajudar-te a perceber se tens tudo o que precisas e se está tudo bem para tornar o início da entrevista o mais relaxado possível.
Muito importante – marca na tua agenda a hora da entrevista, assim não te vais esquecer e até podes meter uns 15 minutos antes com alarme assim asseguras que não chegas tarde. Revê tudo o que precisas um dia antes da entrevista.
No seguimento de chegar mais cedo à videoconferência, isto permite-te verificar se o teu computador e internet estão a trabalhar bem e não tens problemas de última hora para resolver. Assegura-te que tens o Zoom instalado e experimenta com algum amigo se ele te vê e ouve bem, podes até praticar a entrevista um dia antes para assegurar que tudo corre bem.
Caso aconteça algum problema no dia da entrevista, estás mais confiante fazendo com que consigas resolver de forma mais eficiente qualquer desafio que o computador decida revelar.
Tal como numa entrevista presencial, numa entrevista por Zoom também precisas duma roupa apropriada. E quando falamos em roupa apropriada, não significa que seja obrigatoriamente um fato.
Se já não vais a entrevistas a algum tempo é normal não perceber o que pode ser a roupa mais adequada para a entrevista, mas não é preciso ficar aflito. Basta fazer uma pequena pesquisa sobre a empresa para perceber qual é o tipo de cultura e veste-te de acordo, e não caias no erro de usar roupa mais casual, procura mostrar o teu melhor dentro do género da empresa.
Muito importante – mesmo que o recrutador só te veja da cintura para cima não é desculpa para ter calças de pijama. Não sabes se não vais ter que te levantar.
O lado bom duma entrevista por Zoom é que vais puder fazer a entrevista onde queiras, isso significa que podes escolher um local que te faça sentir confortável e seguro. Mas que isso não mostre o teu lado desleixado.
No caso de não teres um espaço que dê para fazer a entrevista, podes fazer o upload de uma fotografia ou escolher um fundo que vai aparecer atrás de ti durante a entrevista. E mesmo que escolhas esta opção, tenta arrumar o espaço o máximo possível, estudos indicam que uma espaço arrumado e organizado traz mais harmonia e calma.
Se é muito fácil esquecer a como nos apresentamos e a postura que temos, numa entrevista presencial, isto pode ser muito mais complicado quando estamos numa entrevista por videoconferência.
O segredo está nos pequenos gestos, que vão fazer toda a diferença. Não olhar para a câmara e estar sempre a olhar para o lado ou sobre o computador, postura desleixada, ver o teu telemóvel (sim, mesmo que não se veja no ecrã do computador), estar a brincar com o cabelo ou canetas. Estes são uns grandes Nãos. Sim estás em casa mas estás numa situação profissional, procura ter uma postura profissional e que mostre interesse.
A base duma entrevista é ter uma pessoa fazer questões e outra a responder. Umas vezes pode ser o recrutador a fazer questões e tu a responder e outras és tu a fazeres questões e recrutador a responder (sim, deves fazer questões durante uma entrevista).
Para evitar haver momentos de silêncio constrangedores, foca-te mais em ouvir do que estar à espera da situação “perfeita” para fazer uma pergunta. Não há um alinhamento numa entrevista, quer dizer que não há momentos só de perguntas tuas. Uma entrevista que flui naturalmente é onde há uma conversa entre as duas pessoas, podes aproveitar uma resposta tua para introduzir uma questão se for apropriado.