Por Ofertas de Emprego em Entrevista 18-06-2020
Com o advento desta nova pandemia, há cada vez mais empresas que estão a optar por fazer entrevistas por videoconferência. É uma nova realidade mas que possivelmente irá ser a norma no futuro, por isso é melhor começarmo-nos a preparar para esta nova forma de fazerem entrevista.
Neste artigo vamos dar-te seis formas de tirar o melhor proveito duma entrevista por videoconferência.
Isto é um óbvio, mas não faz nada mal repetir. Depois de aceitares um entrevista por videoconferência vai ver se tens tudo o que é preciso para ter uma entrevista de sucesso. Ver se o microfone do computador/telemóvel está a funcionar bem e se a câmara está a funcionar.
Como existem várias plataformas para fazer videochamadas, até podes ter o Skype instalado mas isso não significa que a empresa use esse programa. Podem preferir que seja feito pelo Zoom (muito popular), Google Meet/Hangouts, entre outros. Se não te disseram que plataformas vão usar, pergunta.
Não é porque estás em casa que não te deves vestir bem para uma entrevista por videoconferência. Procura perceber qual é a cultura da empresa e veste-te de acordo, isto também te vai ajudar a ficar mas confiante.
Evita usar roupas muito escuras ou muito claras, muitas câmaras digitais não conseguem fazer um bom equilíbrio de tons e podes acabar por ficar com a cara muito clara ou muito escura e ninguém te vê. Faz uns testes antes da entrevista para perceber se a roupa funciona.
Muito importante, saber onde fazer a entrevista. Não basta colocar o computador em cima duma mesa se por trás tens uma divisão toda desarrumada e mal iluminada. Procura um local bem iluminado, de forma artificial (candeeiros) ou natural (janelas) e uma boa forma de equilibrar a luz do dia são as cortinas.
Aproveita uma parede de cor neutra, podes ter quadros ou estantes atrás de ti mas nada que seja uma grande distracção para o recrutador. Queres que se foquem em ti e não no que o teu espaço tem.
Isto é um conselho válido para todo o tipo de entrevistas, mais vale chegar 15 minutos mais cedo que 5 minutos atrasado. Estares atrasado dá a impressão de desleixo. Isto também te vai ajudar a acalmar o stress com a entrevista, imprime o teu CV, algumas perguntas que já treinaste e todos os apontamentos que tiraste sobre a empresa, para te ajudar sempre que for necessário.
A comunicação não-verbal é um tipo de comunicação desvalorizada, no entanto, como já te podes ter apercebido há alguns sinais que os outros dão que tu consegues interpretar quando alguém está contente ou se quer sair duma conversa.
Numa entrevista por videoconferência é muito fácil os nossos olhos começarem a vaguear quando o recrutador está a falar, porque a pessoa não está na sala contigo. Está atento a isto, mantém o contacto visual, olhando directamente para a câmara, em vez do ecrã. Tenta ficar no centro do ecrã e não te mexeres muito. Mantém uma boa postura, sentado de forma confortável com os pés no chão e os braços podem estar descontraídos em cima da mesa ou no colo.
E como numa entrevista cara-a-cara, deves terminar com um agradecimento ao recrutador pela oportunidade. E nas próximas 24 horas enviar um email de agradecimento a quem te fez a entrevista.