6 Razões para não enviar um CV

mulher ao computador a trabalhar

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 27-01-2021


Encontrar um emprego já é uma tarefa complicada só por si, mas quando aliamos o stress dum emprego horrível ou desespero do desemprego, qualquer oferta de emprego parece incrível. Mas será razão para enviar o CV para qualquer tipo de oferta de emprego?

Os recrutadores colocam uma lista de requisitos nos anúncios por alguma razão, querem a melhor pessoa para aquela vaga de emprego. Na grande maioria das ofertas de emprego, os recrutadores até têm o trabalho facilitado e há um bom conjunto de pessoas com CVs que se ajustam aos requisitos, e não passam tempo nenhum com quem não se distinga.

Por esta razão, para poupar tempo a ti e aos recrutadores não precisas enviar CVs para todas as ofertas de emprego que encontras.

1. O anúncio não parece fidedigno

Esta é talvez a razão principal pela qual não deves enviar o teu CV, se uma oferta de emprego te parece estranha (tem pouca informação ou tem erros ortográficos) é porque muito provavelmente estás de caras com um esquema. A Internet veio facilitar muito a existência deste tipo de situações, por isso antes de enviar a tua informação pessoal para qualquer que seja a empresa, faz uma pesquisa para perceber que tipo de empresa é.

2. Não tens as competências que pedem

A grande maioria dos empregadores procura colaboradores com uma certa quantidade de experiência e capacidades, e o que procuram deve estar claramente descriminado no anúncio de emprego.

Por exemplo:

3. Estás desesperado

Quando a procura de emprego já se está a alongar mais tempo do que aquele que previas, é normal haver um nível de desespero, promovido pela ansiedade e desilusão das coisas não estarem a correr bem. O problema é que estando neste estado é muito complicado ser contratado, muitas vezes porque não estás confiante na entrevista de emprego.

As empresas estão à procura de colaboradores que queiram estar com a empresa a longo prazo, e não profissionais que só estão preocupados em arranjar um emprego e que geralmente não ficam tempo suficiente para ter rendimento.

4. A empresa ou a oferta de emprego não interessam

Pode acontecer que alguma empresa, ou até mesmo algumas ofertas de emprego não sejam as mais ideias para ti e para a tua carreira profissional. E pode ser porque não tens as competências necessárias para o emprego ou porque sabes que não te revês na cultura da empresa.

5. Tens qualificações a mais

Existem muitos empregos no mercado de trabalho, que vão servir para o teu crescimento profissional. É neste tipo de empregos que começas numa posição mais baixa, mas tens possibilidade de crescimento profissional, afinal de contas todos temos que começar por algum lado. No entanto se viste alguma oferta de emprego que não vai ao encontro do teu percurso profissional, talvez seja melhor repensar se vais ou não enviar o teu CV.

6. O horário não é compatível com a tua vida familiar

Se o anúncio diz logo que vais ter que ter disponibilidade para viajar ou é por turnos rotativos, tens que considerar se é um horário que consegues fazer.

Aqui temos uns exemplos:

  • “Tem que ter disponibilidade para viajar”
  • “Ter disponibilidade para trabalhar em turnos rotativos”
  • “Ter disponibilidade para trabalhar turnos nocturnos e fins-de-semana”
  • “Ter disponibilidade para trabalhar os fins-de-semana”

Mais razões para não enviar o CV

Evitar a rejeição: Um das coisas que pode ser devastadora no processo de procura de trabalho, é ouvir “nãos” ou não ter feedback nenhum. Se sabes que alguma oferta de emprego não se adequa a ti, evita enviar CVs. Minimiza a rejeição ao máximo.

Quando tens o curso que pedem: Muitas vezes um dos métodos que as empresas usam para seleccionar um candidato é haver um curso especifico, independentemente da experiência que o mesmo possa ter. Se para algumas profissões é imperativo, há alguns empregos que a experiência pode ser uma mais-valia. Se o anúncio só fizer menção do curso, então é melhor considerar se é boa ideia envia o CV.