7 Etapas a percorrer antes de ser empreendedor

homem na rua com pose de confiança

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 11-03-2021


Sempre quiseste ser empreendedor e agora chegou a altura certa para começares a traçar o teu caminho e ter o teu próprio negócio mas como é que consegues lá chegar e ter sucesso? Existem muitas listas do que é ser um bom empreendedor, mas poucas que te indiquem o caminho que tens que traçar antes de te tornares um empreendedor.

E é este período “pré-empreendedor” que vai ditar se existe ou não sucesso. Para começar, é melhor escreveres porque é que te queres tornar um empreendedor e reflecte se a razão é valida. Se for uma questão de “Os meus amigos tão estão a desenvolver projectos” talvez não seja a melhor razão embarcares neste percurso. As respostas “certas” são aquelas que vão ao encontro de, melhorar a tua criatividade, trabalhar para ti próprio, ter flexibilidade ou que traga um impacto positivo. Se as tuas razões vão nesta direção é ótimo, estás no bom caminho. E agora seguem as etapas que deves seguir para que isso aconteça.

 

“Para começar, é melhor escreveres porque é que te queres tornar um empreendedor e reflecte se a razão é valida.”

 

1. Entrar na mentalidade de correr riscos

Ter um emprego por conta de outrem é uma fonte de segurança – um empreendedor não tem isso, pelo menos não da mesma forma que um colaborador tem. Um empreendedor de sucesso é aquele que corre riscos, mas riscos calculados.

O que não significa que não faças investigação e pesquisa (são obrigatórios), mas por vezes um salto para o desconhecido e correr um risco são as melhores opções. Se falhares, já sabes que o caminho não é por ali, podes aprender rapidamente com os teus erros e corrigir de forma a seguir pelo caminho certo.

Não precisas de te atirar logo de cabeça, podes começar por pequenos riscos até começares a sentir-te mais confiante.

2. Desenvolver uma ideia

Um dos grandes “segredos” das grandes ideias é a paixão que as transformou em realidade. Não vale a pena começares um negócio com um produto ou serviço que não te entusiasme, porque muito provavelmente vais começar a desanimar e isso vai ditar o seu fim.

Procura alguma coisa que gostes, que te sintas verdadeiramente entusiasmando em desenvolver, para trazer algo novo ao mercado. Não há muitos truques aqui, faz uma pesquisa sobre o que já existe (para não repetir), e desenvolve algo teu que traga algo de novo para suprimir uma necessidade existente.

3. Ser inteligente com as finanças

A ideia de seres o teu chefe é bastante tentadora, especialmente quando pensas que tudo o que ganhas é para ti, mas já pensaste no esforço que as tuas finanças vão ter que sofrer para que isso aconteça? É muito fácil perder dinheiro quando se está a investir num negócio próprio, por isso é que deves aprender sobre como gerir as tuas finanças ou teres aconselhamento profissional.

Não basta ter algumas poupanças, é preciso saber como lidar com orçamentos, como “esticar” o dinheiro que tens e aplicar nos recursos certos. Se não te sentes confortável com o aspecto financeiro, existem alguns cursos online que podes fazer que te vão ajudar, ou podes optar por comprar livros técnicos da área.

Por último, se a tua situação financeira não está saudável é melhor esperar que fique melhor e tenhas mais margem de manobra quando começares o teu projeto.

4. Garante que tens um sistema de apoio

O caminho de um empreendedor não se faz sozinho, mesmo que queiras provar que consegues fazer tudo tu próprio. Estares rodeado de amigos e familiares que te encorajam e te ajudam, é a melhor forma de te manteres focado e motivado.

5. Procura a ajuda de outros empreendedores

Infelizmente, ainda existe o estigma de que quem pergunta ser considerado mau profissional ou ter falhas. Mas não há nada de errado em questionar quem sabe mais que nós sobre alguma coisa, mais vezes do que se pensa, as pessoas até estão abertas em conversar e a dar dicas.

Quem melhor do que um empreendedor já estabelecido para te ajudar a navegar nesse mundo? Claro que vais ter que fazer a tua pesquisa, os teus estudos de mercado, pedir auxílio a um empreendedor não deve ser feito para “cortar atalho” mas para crescer como profissional.

6. Aprende tudo o que tens a aprender sobre tecnologia

Não deixes que a tecnologia te use, aproveita tudo o que esta nova era tem para oferecer, e isso significa ter mais conhecimentos de tecnologia. É muito fácil ficar horas a frente do telemóvel e nas redes sociais e isso pode deixar-te preguiçoso, tenta combater essa tendência o máximo possível. Se começas a ver que vais vendo “as novidades” no Facebook em vez que estares a fazer a tua pesquisa, então o melhor é meter o telemóvel longe e até no silêncio.

Por outro lado, a tecnologia pode ser a tua maior aliada. No sentido em que criar um negócio hoje em dia, passa muitas vezes pelo online, e se tens que estar online tens que saber alguns básicos sobre como, comunicar online, o que são lojas de e-commerce e como as criar, marketing digital, entre outros. Sim parece muito, mas a chave dum negócio de sucesso passa muito pela estratégia de marketing e das ferramentas que são usadas.

Quanto mais souberes, mais consegues fazer e menos dependência terás de terceiros.

7. Pára de agir como o empregado de alguém

Por último, tens que começar a mudar a tua mentalidade de empregado de alguém para passar a olhar para ti como o teu próprio patrão. Mesmo que ainda estejas a trabalhar, continuas o teu bom trabalho mas começa a mudar a tua mentalidade, para que não te acomodes a essa segurança para que haja essa transformação – de empregado a empreendedor.

 

Ser empreendedor não vai acontecer de um dia para o outro.Vais ver que tens dias muito produtivos e que estás bastante motivado e outros em que parece que as coisas não estão a correr de feição. Estes altos e baixos são normais, o que te vai distinguir dos demais é a força que tens para ultrapassar os dias menos bons e continuar a ser produtivo.