Por Ofertas de Emprego em Entrevista 04-06-2020
Como é que sabes se uma entrevista correu bem? Muitas vezes ficas com um pressentimento de que correu bem e que vais ser escolhido, mas como perceber se tens hipótese de ir a uma segunda entrevista ou até mesmo ser contratado?
Há vários indicadores que te podem ajudar a perceber se a entrevista correu bem ou mal, neste artigo vamos dar-te 8 dicas para perceberes se tens alguma hipótese de ser chamado.
Apesar de haver muitos factores externos que podem comprometer a duração duma entrevista, geralmente se a entrevista se prolonga mais do que é normal é um bom sinal. Quanto mais tempo o recrutador passar contigo melhor é.
Mas existem excepções, há muitas entrevistas que têm horários específicos, quando isto acontece geralmente o recrutador vai fazer-te o máximo de perguntas possíveis.
Um sinal que as coisas estão a correr bem, é se o recrutador te faz perguntas relacionadas com o teu interesse na empresa e na oferta de emprego. Se não tivessem interesse em te contratar, o teu interesse na empresa não ia importar. Perguntas sobre o teu interesse sugere que o recrutador está a considerar, seriamente, se és a melhor opção.
Quem te entrevistou deu-te muitos detalhes sobre a empresa? Sobre as funções e dia-a-dia de uma pessoa que vá ocupar a posição? Isto significa que ele(a) se sentiu confortável o suficiente contigo, para dispensar uns minutos extra para te explicar tudo sobre a oferta de emprega.
Levou a entrevista para outro nível. E pontos extra se se referir a ti na posição, por exemplo, “Tu nesta posição, vais ter que enviar relatório de actividade à Rita, que é a chefe de equipa”
Ouve atentamente como é que o recrutador responde às tuas intervenções, se tiver uma interacção positiva e te der feedback positivo é sempre um bom sinal.
Exemplos: “É exactamente isso”, “Essa é uma ótima resposta”, “É exactamente disso que estamos à procura”.
Muitas vezes uma entrevista pode acabar por ser um ciclo de perguntas-respostas, especialmente quando não te dão hipótese de falar ou não te preparaste para intervir de forma positiva. Um sinal que a entrevista está a correr bem é se a entrevista está a correr de forma orgânica, como se fosse uma conversa sobre as tuas competências e experiência profissional.
Não há indicativo mais forte, do que a troca de contactos. Quando o recrutador te dá um cartão profissional ou um email para que consigas contactá-lo directamente. Aproveita esta oportunidade e envia um email de agradecimento ou faz aquela questão que te esqueceste de fazer durante a entrevista.
E no seguimento de trocarem contactos e enviares um email a agradecer a entrevista, se o recrutador te responder. Mas tem atenção a dois pontos importantes, o tom e o tempo que demoram a responder.
Uma resposta elaborada é um sinal positivo versus uma resposta de uma frase.
Se o recrutador te vai mostrar as instalações e te apresenta aos colaboradores, então podes levar isto como um sinal que as coisas estão a correr bem. Melhor ainda, se fores apresentado a alguma chefia, então é porque estão mesmo a considerar-te para o cargo.
Caso nenhuma destas situações tenham acontecido contigo, não te preocupes, há inúmeras razões pelas quais não foste escolhido e não são todas por causa daquilo que disseste ou fizeste.
Sê positivo e não te martirizes, se não foi desta é porque provavelmente aquele emprego não era o mais adequado para ti. Continua a tua procura, que certamente há-de aparecer o emprego certo para ti.