Por Ofertas de Emprego em Entrevista 05-05-2021
Numa entrevista de emprego o teu objectivo é conseguir fazer com que o recrutador te veja como a pessoa certa para o emprego. E se já tens alguma experiência no mercado de trabalho, sabes que há certas coisas que te podem prejudicar neste objectivo.
E muitas vezes são nestas situações que cometemos mais erros e dizemos mais do que devíamos. Porque é que nestas situações mais sensíveis, geralmente cometemos mais erros? Isto acontece porque temos noção que estamos a ser julgados. Também é uma situação em que não temos muito tempo para falar sobre nós, ao mesmo tempo que tentamos explicar a nossa experiência profissional.
Geralmente, não vais ter uma segunda oportunidade se ofenderes o recrutador ou dizeres alguma coisa imprópria.
Com isto em mente, vamos dar-te aqui alguns exemplos de coisas que não deves falar numa entrevista.
Nunca sejas o primeiro a falar sobre o salário. Quem deve iniciar a conversa sobre dinheiro deve ser o recrutador. Começar logo a falar sobre salário é um dos piores erros que podes fazer.
Futuros empregadores quase sempre vão ficar do lado dos teus antigos patrões e vão assumir que és uma pessoa difícil com quem trabalhar. Podem até preocupar-se se não vais dizer mal deles também.
Demonstrar confiança é ótimo, mas seres arrogante não te vai ajudar durante a entrevista de emprego. Lembra-te que uma das partes essenciais do processo de recrutamento é ver se te vais enquadrar bem na equipa. Resumindo, vais querer dar a impressão (e ser) alguém agradável com quem todos querem trabalhar.
Esta é uma resposta típica e errada em resposta à pergunta “porque é que estás a concorrer a este emprego?”. A melhor opção neste caso é dar ênfase e salientar os pontos positivos do cargo para o qual estás a concorrer.
Evita comentários muito pessoais que possam ser considerados como flirt ou impróprios, mesmo que o/a recrutador/a sejam incríveis.
Vamos ser sinceros, ninguém vai ser bom em tudo, de certeza que há alguma coisa que podes melhorar e não consegues fazer tão bem como gostavas. Quando te fazem a questão “fale-me dos seu pontos fracos”, é a altura certa para mostrares que tens consciência das tuas falhas e como vais melhorar esses aspectos.
Só deves fazer este tipo de questões quando já estiveres a trabalhar na empresa, geralmente até estão discriminadas no contrato de trabalho. Se este tipo de questões for mesmo muito importante pata ti, começa por questionar sobre a cultura da empresa, desta conversa vais puder introduzir estas questões sem mostrar arrogância.
Nunca sabemos quem é que está a ser entrevistado e excesso de confiança pode ser um autêntico obstáculo para o futuro empregador.
Não te esqueças de ter uma pequena lista de perguntas que possas fazer ao recrutador. Vais mostrar que fizeste a tua pesquisa sobre a empresa, que estás interessado no cargo e entusiasmado. Não precisas ter uma lista extensa, basta teres 2 ou 3 questões específicas para aquela empresa – seja sobre a cultura, sobre os objectivos que têm para quem vai preencher aquela vaga algo especifico que tenhas visto durante a tua pesquisa.
Saber o que não dizer numa entrevista é muito importante, e vai ajudar-te a não dizer coisas erradas que possam ser mal interpretadas pelos recrutadores.
Dito isto, o melhor é mesmo começar a praticar a entrevista em casa com familiares ou amigos. Faz uma lista com as perguntas que são frequentemente feitas durante uma entrevista e escreve as respostas e pratica. Quanto mais praticares mais confiante vais estar e melhor te vai correr a entrevista.