9 dicas de como ser melhor no emprego

mulher a planear o trabalho

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 05-06-2020


Mesmo que aches que estás a dar o teu melhor, há sempre alguma margem para melhorar no emprego. Manteres o foco em melhorar as tuas competências e explorar formas de aprender coisas novas, são os passos iniciais para começares o percurso para ser um profissional melhor.

Isto vai ajudar-te na performance no teu emprego, ao mesmo tempo que estás a criar novas oportunidades para o teu desenvolvimento profissional.
Neste artigo vamos dar-te nove dicas de como iniciar este processo.

1. Define metas

É fácil começar o ano a dizer que vamos fazer um X número de coisas, no entanto, sempre ficam muitas por alcançar. Em vez de traçar muitos objectivos grandiosos a cada novo ano, estabelece 1 a 3 grandes objectivos que gostavas de ver alcançados. Depois define metas a nível mensal ou semanal, que te vão ajudar a chegar aos objectivos traçados.

Conseguir alcançar estas metas, irá motivar-te a continuar com o que tens traçado para ti.

2. Evita distracções

Os profissionais mais eficientes são aqueles que se conseguem focar e evitam ao máximo as distracções – redes sociais, conversas desnecessárias com os colegas. Estas coisas são o inimigo número 1 de todos os que querem ser mais produtivos.

Nunca percas o foco daquilo que queres fazer/alcançar. É claro que podes ter momentos de pausa, mas estar sempre a parar para ver o Youtube ou o Facebook, vai atrasar-te nas tarefas. Foca-te no trabalho por etapas e só começas uma quando acabares outra.

3. Faz questões

O pior que pode acontecer quando fazes alguma pergunta é não te responderem. Muitas vezes, por medo, acabamos por não fazer perguntas sobre o que não sabemos e acabamos por fazer mal ou não fazer de todo. No que é que isto ajuda? Em nada!

Mesmo que pareça a pergunta mais idiota e básica, para conseguires melhorar a tua performance e crescer como profissional, tens mesmo que fazer perguntas quando não sabes. Estas questões são necessárias para que consigas perceber tudo sobre o trabalho.

4. Pontos fortes e pontos fracos

Podes fazer uma auto-avaliação para determinar que tipo de competências possuis, aquelas que são necessárias para fazer o trabalho ou até avançar na carreira profissional. Podes fazer uma lista e pedir a um colega ou uma chefia em quem confies, para te ajudar a elaborar esta lista.

Da perspectiva de outra pessoa podes acabar por te aperceber que afinal até és bom com gestão de conflitos, mas menos bom a delegar trabalho. Isto vai ajudar-te a ter mais noção do que precisas melhorar.

5. Comunica melhor

Ter uma boa comunicação requer alguma prática. A verdade é que a chave para resolver muitos problemas, é ter uma boa comunicação. Ao contrário, a má comunicação pode destruir relações, casamentos, negócios e até as parcerias mais fortes. Quando estás a enviar um email, a falar ao telefone ou cara-a-cara, o melhor é ter noção das palavras que estás a escolher dizer.

Será que o que vais dizer pode ser mal interpretado? Conseguiste fazer passar o teu ponto de vista? Fizeste a pergunta certa para aquilo que querias saber? Tudo isto são questões importantes na altura de comunicar.

6. Faz uma coisa de cada vez

Há muita gente que se orgulha em ser óptimo a fazer várias coisas ao mesmo tempo. E até pode acontecer conseguirem fazer algumas coisas, mas no fim o que vai acontecer, é que a qualidade desse trabalho vai ficar comprometida.

Apesar de parecer que estás a ser mais produtivo e estás a conseguir fazer mais, isto é uma ilusão. Na realidade o que estás a fazer é o oposto.

Cada vez que começares a fazer várias coisas ao mesmo tempo, pára e pensa o que é mais importante e foca-te só nisso. Focar num projecto de cada vez, vai fazer com que consigas terminá-lo mais rápido, ficares menos stressado e menos propenso a fazer erros.

7. Não deixes as coisas por fazer

Uma das consequências de fazer tudo ao mesmo tempo, é que não consegues acabar algumas das tarefas. Isto é um erro comum.

De certeza que te lembras de todos os projectos que começaste e nunca acabaste. Para ajudar nisto, podes criar o hábito deixar escrito todos os projectos que acabaste e de te recompensares por isso.

8. Lê alguma coisa nova todos os dias

Hoje em dia, mais que nunca, o mundo está em constante mudança e há sempre alguma coisa nova que foi descoberta. Ler é a melhor forma de ficar a conhecer o que está a acontecer, novas ferramentas de trabalho, tendências e tecnologias na tua área, para que fiques sempre em cima do acontecimento.

9. Faz pausas quando precisas

Admitir que precisas de fazer uma pausa não é uma fraqueza, isso só significa que tens noção das tuas capacidades e das tuas limitações e és sensato o suficiente para o admitir. Não precisas de passar os dias todos no teu potencial máximo e se sentires que atingiste o teu limite, pára.

Não fazer uma boa gestão do stress e continuar a trabalhar em estados limites, vai influenciar de forma negativa a tua produtividade. Vais ficar ainda mais stressado por ter uma má performance e continuar assim nesse ciclo.

Ultimas considerações

Podes começar já hoje a implementar estas nove técnicas para melhorar a tua produtividade no emprego. Do que estás à espera? Não tens nada a perder, ser mais produtivo vai ajudar-te a ter uma carreira profissional mais satisfatória e com menos stress.