Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 05-06-2020
Mesmo que aches que estás a dar o teu melhor, há sempre alguma margem para melhorar no emprego. Manteres o foco em melhorar as tuas competências e explorar formas de aprender coisas novas, são os passos iniciais para começares o percurso para ser um profissional melhor.
Isto vai ajudar-te na performance no teu emprego, ao mesmo tempo que estás a criar novas oportunidades para o teu desenvolvimento profissional.
Neste artigo vamos dar-te nove dicas de como iniciar este processo.
É fácil começar o ano a dizer que vamos fazer um X número de coisas, no entanto, sempre ficam muitas por alcançar. Em vez de traçar muitos objectivos grandiosos a cada novo ano, estabelece 1 a 3 grandes objectivos que gostavas de ver alcançados. Depois define metas a nível mensal ou semanal, que te vão ajudar a chegar aos objectivos traçados.
Conseguir alcançar estas metas, irá motivar-te a continuar com o que tens traçado para ti.
Os profissionais mais eficientes são aqueles que se conseguem focar e evitam ao máximo as distracções – redes sociais, conversas desnecessárias com os colegas. Estas coisas são o inimigo número 1 de todos os que querem ser mais produtivos.
Nunca percas o foco daquilo que queres fazer/alcançar. É claro que podes ter momentos de pausa, mas estar sempre a parar para ver o Youtube ou o Facebook, vai atrasar-te nas tarefas. Foca-te no trabalho por etapas e só começas uma quando acabares outra.
O pior que pode acontecer quando fazes alguma pergunta é não te responderem. Muitas vezes, por medo, acabamos por não fazer perguntas sobre o que não sabemos e acabamos por fazer mal ou não fazer de todo. No que é que isto ajuda? Em nada!
Mesmo que pareça a pergunta mais idiota e básica, para conseguires melhorar a tua performance e crescer como profissional, tens mesmo que fazer perguntas quando não sabes. Estas questões são necessárias para que consigas perceber tudo sobre o trabalho.
Podes fazer uma auto-avaliação para determinar que tipo de competências possuis, aquelas que são necessárias para fazer o trabalho ou até avançar na carreira profissional. Podes fazer uma lista e pedir a um colega ou uma chefia em quem confies, para te ajudar a elaborar esta lista.
Da perspectiva de outra pessoa podes acabar por te aperceber que afinal até és bom com gestão de conflitos, mas menos bom a delegar trabalho. Isto vai ajudar-te a ter mais noção do que precisas melhorar.
Ter uma boa comunicação requer alguma prática. A verdade é que a chave para resolver muitos problemas, é ter uma boa comunicação. Ao contrário, a má comunicação pode destruir relações, casamentos, negócios e até as parcerias mais fortes. Quando estás a enviar um email, a falar ao telefone ou cara-a-cara, o melhor é ter noção das palavras que estás a escolher dizer.
Será que o que vais dizer pode ser mal interpretado? Conseguiste fazer passar o teu ponto de vista? Fizeste a pergunta certa para aquilo que querias saber? Tudo isto são questões importantes na altura de comunicar.
Há muita gente que se orgulha em ser óptimo a fazer várias coisas ao mesmo tempo. E até pode acontecer conseguirem fazer algumas coisas, mas no fim o que vai acontecer, é que a qualidade desse trabalho vai ficar comprometida.
Apesar de parecer que estás a ser mais produtivo e estás a conseguir fazer mais, isto é uma ilusão. Na realidade o que estás a fazer é o oposto.
Cada vez que começares a fazer várias coisas ao mesmo tempo, pára e pensa o que é mais importante e foca-te só nisso. Focar num projecto de cada vez, vai fazer com que consigas terminá-lo mais rápido, ficares menos stressado e menos propenso a fazer erros.
Uma das consequências de fazer tudo ao mesmo tempo, é que não consegues acabar algumas das tarefas. Isto é um erro comum.
De certeza que te lembras de todos os projectos que começaste e nunca acabaste. Para ajudar nisto, podes criar o hábito deixar escrito todos os projectos que acabaste e de te recompensares por isso.
Hoje em dia, mais que nunca, o mundo está em constante mudança e há sempre alguma coisa nova que foi descoberta. Ler é a melhor forma de ficar a conhecer o que está a acontecer, novas ferramentas de trabalho, tendências e tecnologias na tua área, para que fiques sempre em cima do acontecimento.
Admitir que precisas de fazer uma pausa não é uma fraqueza, isso só significa que tens noção das tuas capacidades e das tuas limitações e és sensato o suficiente para o admitir. Não precisas de passar os dias todos no teu potencial máximo e se sentires que atingiste o teu limite, pára.
Não fazer uma boa gestão do stress e continuar a trabalhar em estados limites, vai influenciar de forma negativa a tua produtividade. Vais ficar ainda mais stressado por ter uma má performance e continuar assim nesse ciclo.
Podes começar já hoje a implementar estas nove técnicas para melhorar a tua produtividade no emprego. Do que estás à espera? Não tens nada a perder, ser mais produtivo vai ajudar-te a ter uma carreira profissional mais satisfatória e com menos stress.