9 Razões para rejeitar uma oferta de emprego

homem a indicar informação

Por Ofertas de Emprego em Carreira 15-02-2021


Pode ser uma das decisões difíceis que vais ter que tomar, especialmente se estiveres desempregado, porque sejamos sinceros, nunca vai ser fácil rejeitar uma oferta de emprego. Mas a verdade é que há muitas razões pelas quais deves rejeitar ofertas de emprego, especialmente porque passas grande parte da tua vida no trabalho, por isso é que é tão importante encontrar aquela que seja a tua melhor opção.

Ainda existe um estigma sobre quem rejeita uma oferta de emprego, mas não podes pensar que tens que arranjar um emprego só para pagar as contas. Estamos condicionados a pensar que todas as oportunidades são boas oportunidades, mas serão? É possível que não, se não considera estas 9 razões que te deixamos aqui:

1. O salário é baixo

Não vale a pena andarmos com rodeios neste assunto, o salário é muito importante. Mesmo antes de ires à entrevista, ou sequer considerar enviar o CV para a empresa, verifica que tipo de salário é que a empresa está disposta a dar e que tipo de salário as empresas costumam dar pela posição que estás a considerar.

Quando falamos de dinheiro, mais propriamente salário, é mesmo importante ter todo o conhecimento possível. Imagina que o local de trabalho fica a vários quilómetros e o salário não dá para cobrir as deslocações?

Falar de salários ainda é um bocado tabu em Portugal, mas algumas pessoas já começaram a ser mais abertas sobre este tema, procura informações online ou feedback de quem trabalha em posições semelhantes.

2. Oportunidade de crescimento profissional

És um profissional ambicioso e queres crescer na tua carreira profissional, então tens mesmo que questionar durante a entrevista se existem oportunidades de crescimento dentro da empresa. Se o recrutador fugir à pergunta ou ficar muito tempo a pensar numa resposta, então é sinal que não existem grandes oportunidades de tu naquela posição, cresceres dentro da empresa.

Claro que há situações em que ficar só numa posição pode ser bom para futuras oportunidades, no entanto, estagnar muito tempo pode ser negativo a longo prazo. Se desejas mais, e esse emprego não te dá oportunidade de seres promovido ou aprender nada de novo, pensa bem antes de aceitar a oferta de emprego.

3. A cultura da empresa

A cultura da empresa passa pela forma como os colaboradores se tratam entre si, se há abertura em comunicar com as chefias, a missão da empresa e a sua estrutura. Se já estás no mercado há algum tempo, já deves ter percebido que cada empresa tem a sua cultura e nem todas vão ao encontro da tua pessoa.

Por exemplo, se és mais introvertido, trabalhar num espaço aberto onde existe uma mentalidade de colaboração e ter que haver muita conversa, pode não ser a melhor opção para ti. Por outro lado se és mais tradicional, um ambiente mais familiar e casual pode não ser o que gostas mais de trabalhar.

4. Falta de flexibilidade

Se o teu objectivo é ter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e a pessoal, então tens que avaliar como é que a empresa gere horas extras, se existe flexibilidade em ires ajudar os teus pais ou levar os teus filhos à escola sem que haja problemas se chegares atrasado.

O trabalho não é tudo na nossa vida, e o que muitas empresas não percebem é que a sua empresa é feita de pessoas, e que pessoas felizes trabalham mais e melhor. Se achas que não vais ser feliz na empresa, que não existe flexibilidade suficiente, então é melhor começar a pensar em rejeitar a oferta de emprego.

5. Não gostaste da chefia

Em empresas maiores, muitas vezes só vais ter contacto com a tua chefia no dia em que começas a trabalhar, se for o caso é mais complicado. No entanto nas pequenas e médias empresas, muitas vezes acabam por ser as chefias diretas a fazer as entrevistas, e isto é bom para ti porque assim sabes logo com quem estás a lidar.

Lembra-te que uma entrevista não serve só para te avaliarem, mas serve também para avaliares a outra pessoa e se a empresa é a melhor opção para ti. Se perceberes logo que a outra pessoa não é uma alguém com quem queres trabalhar e muito menos ter como chefia, então é mesmo um caso para ponderar rejeitar a oferta.

6. A viagem para o trabalho

Para além dos custos da deslocação para o emprego serem um fator a ter em conta, a forma como a deslocação é feita também deve ser tida em conta. Por exemplo, vives no Porto mas vais trabalhar em Aveiro, uma simples deslocação de comboio é suficiente mesmo sendo a vários quilómetros. Já não podemos dizer o mesmo de viver em Leiria e ir trabalhar em Coimbra, mesmo que o emprego seja de sonho, vais ter que considerar como é que te vais deslocar para a empresa.

No dia da entrevista, avalia o caminho e se estás disposto a fazer isso todos os dias, duas vezes por dias pelo período que vais ficar na empresa.

7. Tiveste uma oferta melhor

Esta é talvez das melhores razões para rejeitar uma oferta de emprego, dizer “não” porque se vai dizer “sim” a outra oferta de emprego, é o melhor que pode acontecer. No entanto, antes de tomar alguma decisão, considera as ofertas, para perceber qual é a melhor – porque nem sempre é fácil perceber que oferta possa ser a melhor.

8. Não sabes o que vais fazer

Aqui está um sinal de alerta que deves tomar particular atenção, que tipo de funções vais ter ou como é que as vais executar. Um dos sinais que um emprego é um esquema, é ser muito vago na descrição das funções.

Também pode ter acontecido que o recrutador não tenha sido muito claro na descrição da oferta de emprego, sempre que tenhas dúvidas sobre as funções duma posição pergunta sobre isso mesmo. Só assim podes avaliar correctamente a oferta de emprego.

9. Ninguém tem nada de bom a dizer

Uma das coisas boas da internet é que podemos encontrar o que é que seja online, e fazer uma pesquisa sobre as empresas é uma delas. Isto é válido para tudo, seja para procurar emprego ou fazer compras. Perceber o que se diz sobre a empresa, como comunicam com os clientes dá para perceber com que tipo de empresa estás a lidar.

E se a tua pesquisa só te mostrar o pior, é porque muito provavelmente o ambiente de trabalho reflecte essa negatividade. Estás disposto a trabalhar numa empresa assim, ou é preferível rejeitar essa oferta de emprego para tentar encontrar algo melhor?

Agora que já tomaste a tua decisão, vais ter que a comunicar ao recrutador. Isto implica entrar em contacto com quem te contactou inicialmente, se tiveres o contacto da pessoa sê cordial e respeitoso, e envia um email directamente à pessoa a agradecer a oportunidade mas que irás recusar.