Candidatura de emprego – Como decidir se vamos enviar o CV

pessoa a decidir sobre CV

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 25-01-2021


Por mais estranho que pareça, escolher que tipo de oferta de emprego vamos enviar o nosso CV é algo que devemos considerar. Essa decisão pode ser avassaladora e muitas vezes gerar alguma confusão, mas é necessário. E porquê?

Se por um lado enviar muitos CVs, significa que vais ter mais oportunidade de ser seleccionado para uma entrevista, por outro, não vale a pena enviar CV para emprego que não queres ou sabes que não tens as competências necessárias, porque o mais provável é não seres selecionado.

É perfeitamente normal ser selectivo, mesmo que em alguns momentos não pareça que seja a melhor política quando estás à procura de emprego. Pensa assim, se já sabes que carreira profissional queres seguir, como é que sabes que empresa é a mais indicada para seguir essa ambição?

Caso ainda não saibas que profissão queres, como é que sabes que emprego é que será melhor?

Como começar

Existem três factores que devem ser sempre considerados, salário, localização e reputação. Para começares a traçar um perfil de empresa/emprego ao qual queres enviar o teu CV, estes são os factores essenciais a ter em conta.

Faz uma lista das características do teu emprego de sonho

Se ainda estás indeciso que carreira profissional seguir, faz uma lista com cinco elementos que achas que iam fazer dum simples emprego, um emprego de sonho.

Exemplos: podes querer trabalhar em alguma área relacionado com os teus estudos, um emprego onde pudesses ver logo os resultados do teu trabalho, ser um emprego num escritório, ser um emprego que permitisse viajar (não estar dentro de um escritório/fábrica), onde pudesses aplicar uma competência específica que gostes (escrever, fazer vídeo, fazer fotografia, entre outros), um emprego onde haja oportunidade de crescimento profissional, onde haja um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Estes são só alguns exemplos, pensa no que te faria feliz.

Faz uma pesquisa sobre as empresas

Uma coisa boa que a internet veio providenciar, é a possibilidade de saber mais sobre potenciais empregadores. Uma das coisas que consegues facilmente encontrar é a missão e os valores, que devem estar apresentados na secção do “Sobre nós” no site da empresa.

Outra característica que deves pesquisar é a cultura da empresa, esta é mais difícil definir, mas basicamente é como é que a empresa trata os empregados, que tipo de ambiente de trabalho existe e os objectivos gerais do negócio. Podes ver no LinkedIn se há algum comentário nesse sentido, se há algum comentário dos colabores que seja negativo ou positivo e as razões.

Faz uma lista das tuas principais competências

Faz uma lista com 8 a 10 das tuas principais competências, sejam elas transferíveis ou técnicas. Isto vai ajudar-te na altura que tenhas que fazer uma carta de apresentação, e se o emprego para o qual queres enviar um CV é o mais indicado para ti.

Dito isto, revê também se o que mencionam na oferta de emprego vai ao encontro das tuas competências. Não precisas copiar e colar o que o anúncio diz para o teu CV, o melhor é adequar o CV com termos semelhantes mas que te façam sobressair pela positiva.

Vê onde a empresa está localizada

Não parece muito importante, especialmente quando já estamos desesperados por um emprego, mas saber a localização exacta da empresa e o tempo que vais demorar a lá chegar é muito importante.

Se tiveres uma oferta de emprego de sonho, ias aguentar ter que andar de todo o tipo de transportes ou aguentar filas intermináveis? Todo o tempo que vais gastar em viagens e o dinheiro que vais gastar, vão compensar o novo emprego? Será que o salário que vais receber, vai dar para pagar as deslocações? O tempo que passas entre a casa e o trabalho, dá-te algum tempo livre para fazeres coisas que gostas?

Define metas semanais para enviar CVs

Este número vai invariavelmente depender do tempo que tens, mas deves fazer um plano de quanto tempo vais despender à procura de trabalho e quantos CVs deves enviar. Em tempos de crise é normal que haja menos ofertas, mas mesmo assim deves tirar umas horas por dia para ver as ofertas de emprego que há e enviar alguns CVs.