Por Ofertas de Emprego em Desemprego 20-05-2015
Uma candidatura espontânea resume-se a enviar o seu Curriculum Vitae a diversas empresas escolhidas por si, no sentido de obter uma resposta positiva mesmo sabendo da dificuldade que irá encontrar.
Muitas empresas optam por não colocar anúncios de emprego em jornais ou nos Centros de Emprego, isto porque uma grande percentagem dos possíveis candidatos não corresponde às exigências dos cargos e muitas vezes são empurrados pelo desespero da sua situação.
As empresas que contratam para os seus quadros por iniciativa própria do candidato, muitas vezes ficam bastante bem servidas de conhecimento e de pessoal qualificado. Mesmo que não estejam à procura de alguém muitas vezes o candidato é valorizado pela sua iniciativa e qualidade profissional, enriquecendo ainda mais os quadros da empresa.
Cursos de Formação com Desconto →
Esta é uma questão complexa e que não tem uma resposta óbvia. Você deve enviar uma candidatura espontânea quando achar oportuno e nunca em desespero. Uma candidatura deste tipo requer mais trabalho do que uma oferta que encontrou na Internet ou jornal, e submeter o seu CV em cada site de empresa que encontra não é o caminho certo.
Uma candidatura espontânea tem que suprir alguma necessidade e adicionar valor à empresa em questão. Se não existem vagas abertas por preencher, terá que conseguir convencer a empresa que a sua contratação é uma mais valia.
Por ser uma candidatura especial requer cuidados que não temos numa, por isso tente compreender as suas especificidades.
Um dos principais pontos-chave na elaboração de uma candidatura espontânea é a pesquisa de empresas que se enquadram no seu perfil profissional. Muitas vezes essas empresas apresentam sinais de prospeção ou expansão, o que poderá ser uma vantagem para si. Hoje em dia com a grande quantidade de informação que circula na Internet, cada vez é mais fácil obter informações privilegiadas sobre qualquer empresa,. Pesquise e tome nota das informações que recolhe.
Na elaboração da carta de candidatura espontânea, deve despertar a curiosidade do possível empregador, demonstrando uma vontade enorme de ser prestável e enaltecendo as suas qualidades profissionais, de formação e experiência no ramo. A carta deve ser breve, sucinta e concisa, arrisque pois apenas poderá lamentar-se das oportunidades que poderá ter desperdiçado.