Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 28-04-2020
Certamente já te aconteceu conseguires aquele emprego excitante, naquela empresa que é incrível e tudo indicava que ia ser o emprego dos teus sonhos, mas na realidade não é. Sentes-te desmotivado e desmoralizado, e não consegues perceber bem como e porque é que isso te está acontecer. Ou por outro lado foste contratado para liderar uma equipa mas por mais que tentes não consegues elevar a moral das pessoas.
Não vale a pena encher as paredes da empresa com cartazes motivacionais, daqueles com fotos de paisagens fantásticas que dizem “Caminhos difíceis geralmente levam-nos a destinos incríveis” ou “Nunca vais falhar até parares de tentar”. Quando temos uma equipa desmotivada, a melhor solução é perceber o “porquê” e arranjar formas de dar a volta à situação.
Existe um conjunto de situações que geralmente vão causar sentimentos de desmotivação nas pessoas, são elas:
Não é porque se pagam salários altos ou acima da média que não vamos ter pessoas desmotivadas, se o sistema de atribuição de salários for injusto irá naturalmente causar desconforto e desmotivação. Se dois colaboradores fizerem o mesmo trabalho devem receber de igual forma e se tal não acontecer deve ser muito bem justificado o porquê do A receber mais que o B.
Não há problema nenhum se A receber mais quando tem mais experiência e é mais proactivo, mas se a única razão for por simpatia aí já é um problema.
Verificar com regularidade os salários que estão a ser pagos, especialmente quando se vai colocar novos colaboradores e/ou se fazem promoções. Isto permite manter os salários justos e equivalentes.
Não há nada pior que a desorganização dentro de uma empresa, e isto acontece muito quando não há comunicação eficaz. Por exemplo, quando uma chefia manda dois colaboradores fazer a mesma tarefe que só necessitava de um, ou quando se esquecem de mandar alguém fazer a tarefa. Se. Em resultado de má gestão, há pessoas cheias de trabalho e outras sem nada que fazer, isto originará certamente grande desmotivação.
A desorganização é talvez dos problemas mais complexos de resolver, porque pode ter um número infinito de causas. Pode ter origem no tipo de chefias, e neste caso haver bons líderes dentro de uma empresa é essencial para levantar a moral dos colaboradores. Um líder vai conseguir gerir a sua equipa de forma eficaz, porque são pessoas que conseguem transmitir a sua mensagem de forma confiante e clara.
Mas também pode ter causa na forma como os departamentos interagem, e aí tem que se perceber como está a ser feita a comunicação, perguntar directamente às pessoas afectadas, porque é que o trabalho não está a fluir como devia.
Por muito que um trabalhador se esforce e trabalhe para que as coisas sejam bem feitas, se não vê o seu trabalho reconhecido, vai desmoralizar e muito possivelmente diminuir a sua produtividade por falta de motivação.
É muito importante celebrar o sucesso e dar crédito a quem o merece. Se a empresa está a facturar bem, isso é resultado de um bom trabalho de todos e isso deve ser dito. Mesmo que seja só um elogio, o bom desempenho deve ser sempre recompensado.
Nem sempre ir para o trabalho é a nossa actividade favorita, mas se aliarmos isso à existência de conflitos, então temos uma óptima combinação para a desmotivação dos colaboradores. Ter um colega tóxico é sinónimo de conflitos, porque este tipo de pessoa nunca vai estar bem com o trabalho. É aquele que passa os dias a falar mal de todos a todos.
O melhor nestas situações é perceber quem está a instigar estas situações e tentar implementar regras de tolerâncias zero a situações de bullying. Melhorar a comunicação entre todos e dar a perceber que não é por se discordar que é preciso haver problemas. Debates podem ser saudáveis desde que não se passe a linha da agressividade e intimidação.
As pessoas querem sentir-me bem no seu local de trabalho. Por sua vez os patrões querem colaboradores que estejam contentes com os seus trabalhos. O objectivo é trabalhar nesta direção e criar um espaço de trabalho agradável e que motive as pessoas. Porque quando se falha, o resultado é rápido e tem consequências negativas para todos.