Por Ofertas de Emprego em Competências 20-05-2015
Para poder ministrar cursos de formação em Portugal é necessário estar certificado como formador, ou seja, necessita de obter o CCP (anterior CAP).
A formação é uma das componentes principais para garantir um emprego, mas para que os cursos possam ser uma realidade é necessário haver formadores certificados.
Esta certificação é emitida pelo IEFP e mediante o pagamento das despesas do processo no valor de 50€.
As entidades externas de ensino devidamente homologadas podem fomentar os cursos de formação para a obtenção do Certificação de Competências Pedagógicas e aplicar os seus preços, no entanto o certificado deve ser solicitado ao IEFP, e apenas este o pode emitir.
Cursos de Formação com Desconto →
Antes de obter a certificação a pessoa deverá questionar-se se realmente está disposta a partilhar todo o seu saber e ajudar outras pessoas a receberem os seus ensinamentos. Para ser-se formador é preciso estar aberto a estabelecer relações pedagógicas, saber ouvir mas também ter a capacidade de transmitir conhecimentos de forma natural e adequada.
O perfeito conhecimento da área onde atua, o domínio de ferramentas e técnicas muito próprias devem ser obrigatórias para quem deseja ministrar cursos de formação.
Para poder exercer as funções de formador, a pessoa deverá preencher os seguintes requisitos:
Após a conclusão do curso de formadores do IEFP e após saber que teve aproveitamento é que poderá requerer o CCP. Para isso tem 90 dias para fazer essa requisição ou então terá que pagar uma taxa de penalização de 25€ por atraso.
Estão isentos da obtenção do Certificado CCP aqueles que já tenham habilitações profissionais de docência.
O anterior CAP tinha uma validade de 5 anos, mas o CCP não está refém de uma data especifica de acordo com a Portaria nº 1119/97 de 5 de Novembro de 2011.
Deverá contactar o IEFP através dos seguintes contactos: