Por Ofertas de Emprego em Desemprego 30-07-2015
Quando tentamos conjugar o nosso perfil com os anúncios de emprego que surgem na Internet ou nos jornais, existe sempre alguma coisa que não se enquadra e que pode prejudicar-nos.
Todos os dias milhares de currículos são enviados para as mais diversas empresas e poucos são aqueles que cumprem todos os requisitos. Muitas vezes a culpa é dos candidatos mas outras também é das empresas pelo exagero ou falta de informação aquando da publicação dos anúncios.
Se por um lado os candidatos não querem perder a oportunidade por outro estão a candidatar-se sem reunir os critérios necessários, o que pode prejudicá-los naquela determinada empresa.
Cursos de Formação com Desconto →
Então o que é preciso fazer para combinar correctamente as nossas qualificações e competências com as descrições dos anúncios?
Quando encontra um anúncio que lhe agrada deve parar e fazer uma lista das qualificações e competências exigidas por este. Se ele estiver bem redigido será uma tarefa simples, basta anotar as palavras-chave ou tentar retirar por outras palavras o sentido de algumas frases. Por exemplo, uma empresa procura alguém para angariar fundos para uma entidade social, neste caso em particular serão valorizadas competências de planeamento, marketing e vendas.
Muitas vezes as empresas com a pressão e exigência da rapidez acabam por publicar anúncios pobres ou com falta de informação. Nesses casos os candidatos ficam um pouco perdidos e vacilam na altura da candidatura.
É sempre bom tentar encontrar mais informação sobre a vaga em aberto através do site da empresa ou mesmo pedindo mais informações por email ou por contacto telefónico.
Depois de ter uma lista das qualificações e competências exigidas faça uma comparação com o seu currículo. Coloque em primeiro lugar da lista as mais importantes e vá assinalando aquelas que consegue cumprir. Se cumprir as mais importantes e uma boa parte das menos importantes deve candidatar-se de imediato.
Depois de identificadas as qualificações e competências que consegue cumprir deve tentar associá-las ao seu currículo. Apesar de você cumprir grande parte se as mesmas não estão mencionadas no seu currículo é como se não estivesse apto para se candidatar, e por isso mesmo candidatando-se irá ser excluído logo à partida.