Por Ofertas de Emprego em Carreira 20-02-2020
Não te sentes valorizado no teu actual emprego, queres fazer uma mudança de carreira mas não sabes por onde começar?
A procura de emprego pode ser completamente assustadora, é muito parecido com um encontro. Encontramos um emprego com o qual nos identificamos e há um match. Vamos à entrevista e damos o nosso melhor, mas depois não sabemos como vai correr e o que vai acontecer.
Grande parte da nossa vida é passada a trabalhar, se não estamos no caminho do e para o trabalho. Um emprego que não seja gratificante e significativo, que não nos faça sentir satisfeitos e felizes, vai trazer sentimentos negativos. Estudos mostram que o stress devido ao trabalho pode alterar como uma pessoa sente, pensa ou age (Stansfeld et al., 1999;Sauter & Murphy, 1995; Cincirpini et al..,1984; Stainbrook & Green, 1983).
Não há uma solução mágica para nos ajudar com estas questões, por isso é necessário ter a melhor estratégia para mudar.
– O que é que te fez não gostar do teu posto de emprego antigo/actual?
– O que é que gostaste mais de estudar?
– Que tipos de ofertas de emprego te têm fascinado?
– No teu percurso profissional, quais foram os empregos que gostaste mais?
– Se o dinheiro não fosse um impedimento, que tipo emprego gostavas?
– Recorda os melhores dias que tiveste num emprego. O que levou a isso? O que estavas a fazer? O que alcançaste nesse dia?
– Pesquisas empresas na área que estás interessado?
Muitas vezes quando decidimos mudar, corremos o risco de procurar pela nossa paixão. A satisfação na nossa carreira profissional não vem apenas da paixão por uma determinada área. A melhor forma de encontrar uma carreira profissional que se adequa a ti é seguir os teus 4 P’s – paixão, personalidade, preferências (o tipo de trabalho, o ambiente do trabalho, entre outros), e princípios.
Existem testes de carreira profissional que te podem ajudar neste sentido, podes também recorrer a um profissional para te aconselhar.
Tira partido de todas as ferramentas que tens ao teu dispor, o LinkedIn, Facebook, o Twitter e todos os grupos nas redes sociais onde possam estar colaboradores da empresa para onde queres ir. Isto ajuda porquê? Podes entrar em contacto com eles e perceber a dinâmica da empresa, o ambiente, assim como pontos mais específicos sobre o posto de trabalho para o qual pretendes concorrer. Podes também usar, as páginas oficiais das empresas nas redes sociais para perceber mais um pouco sobre a empresa, a sua missão e os seus valores.
Para além de te prepares para a entrevista, podes também fazer uma lista de questões que podes fazer ao recrutador. Para além de muitos deles levarem isso como um ponto positivo, vai ajudar-te a perceber melhor a empresa.
Não há nada como ver ao vivo como as pessoas respondem às nossas questões, e perceber como tudo funciona.
Por último, e não a menos importante, avalia bem a oferta de trabalho antes de aceitar. É mesmo esta a opção melhor para ti e para a tua carreira? Queres trabalhar muito na empresa X, mas a oferta de emprego é para um cargo que não se enquadra com as tuas ambições profissionais? Será a melhor opção aceitar? O salário enquadra-se com o que esperavas? Se depois de responderes a todas estas perguntas mesmo assim tiveres dúvidas, é possível que esta não seja a oportunidade ideal para ti.
Isto são tudo pontos muito importantes para traçar uma direcção para a tua carreira profissional, e para encontrares um emprego que seja o mais adequado para ti. Claro que nem tudo “são rosas” e o mercado de trabalho nem sempre permite que se possa escolher, ou que depois da escolha não fiquemos desiludidos. Mas uma coisa é certa, se cumprires estes passos, haverá uma probabilidade maior de encontrares o The One com maior facilidade.