Por Ofertas de Emprego em Curriculum Vitae 02-03-2021
Precisas fazer um CV mas ainda não tens experiência ou já se passaram muitos anos e já não sabes como fazer, uma das ferramentas mais simples é o word. Seja para que posição te vais candidatar, em Portugal ou no estrangeiro, vais precisar sempre dum CV – curriculum vitae.
O CV é um documento universalmente utilizado para mostrares a tua carreira/percurso profissional, de forma a mostrar as tuas principais competências a futuros empregadores.
Até aqui não há muitas questões, o CV é obrigatório, seja em que área for, desde o gestor duma empresa ao operador de logística, é com o CV que os recrutadores vão achar as pessoas mais adequada para as vagas que querem preencher.
Utilizando um template (pré-feito), vais conseguir fazer um CV próprio muito mais rapidamente do que começar do início. Vais precisar colocar informação sobre a tua formação, seja ela profissional, superior ou ensino obrigatório, formações complementares (cursos) e até publicações que tenhas. Mas lembra-te que o foco deve ser na tua experiência profissional, sempre que seja significativa.
A forma como deves apresentar o teu CV vai variar consoante a área de interesse, sendo necessário adequar o teu CV ao emprego ao qual te estás a candidatar.
Como já referimos, um CV deve ser uma “amostra” das tuas capacidades enquanto profissional e do teu percurso/carreira profissional. O objectivo é ter o máximo de informação possível sobre o que tens feito e como é que as competências que possuis vão ao encontro do emprego ao qual te estás a concorrer.
Dito isto, não precisas (nem deves) fazer uma lista ultra detalhada sobre todas as funções que tiveste ou sobre tudo que já fizeste. Um CV tem que ser um resumo e deve ser adaptado a cada oferta de emprego, sempre que isso seja necessário.
Até há uns anos o estilo Europass era o mais requisitado. Este estilo de CV foi elaborado pela União Europeia de forma a tornar o processo de selecção mais uniforme e facilitar a mobilidade geográfica.
Em caso de dúvida podes sempre recorrer a esta estilo de CV, no entanto, dado a situação actual e o aumento da procura de emprego, um CV estilo Europass pode até ser uma desvantagem. Se um recrutador recebe quinhentos CVs e quatrocentos são todos Europass, ao fim de uns quantos é provável que tudo pareça igual e ninguém se destaque.
Ainda existem muitas diferenças entre uma candidatura a uma empresa privada e no sector público, sendo que muitas vezes há mais documentos que tens que preencher mas essencialmente é a informação que te pedem para colocares no CV que difere.
Por uma questão de segurança nunca deves colocar informações privadas e sensíveis num CV, NIF, morada completa ou número de cartão de cidadão. E se alguma vez te pedirem o NIB, então o mais provável é estares perante uma fraude de oferta de emprego.
O template que temos para ti é um exemplo do que geralmente é pedido nos CV, nunca é demais referir que deves fazer e rever o teu CV para que seja o mais específico e completo, de acordo com cada oferta de emprego à qual te estás a candidatar.
Nome
Morada
Telemóvel
Email
Data de nascimento
O estado do Visa (se tens permissão para trabalhar noutro pais por exemplo)
Número do Cartão de cidadão
NIF
Percurso profissional
Estágios
Formação profissional
Ensino secundário
Workshops
Cursos
Formações
Palestras
Exposições
Artigos
Publicações
Palestras
Carta de condução
Conhecimentos de línguas
Consoante a oferta, podes encontrar empresas que te peçam para falar um pouco mais sobre ti. Podes adicionar aqui alguns dos teus interesses pessoais.