Por Ofertas de Emprego em Curriculum Vitae 12-02-2020
Estás numa encruzilhada na tua vida e queres mudar o teu rumo profissional, e é nesta altura que abre uma vaga para o emprego que tanto querias mas não tens muita experiência e não sabes como fazer um CV que se destaque.
Não desesperes, há 3 formas simples de fazer destacar o teu currículo nestas situações, e pode aplicar-se tanto a quem procura num novo emprego como para quem está a sair da universidade.
Passam milhares de CV todos os dias pelas mãos dos recrutadores, se queres que o teu se destaque tens que agarrar a atenção logo nas primeiras linhas.
Se estás à procura de mudar de rumo profissional, também tens que adequar o teu currículo ao emprego. Existem vários tipos de curriculum vitae que podes usar, o cronológico, o funcional e o híbrido. Como os nomes indicam, o Cronológico dá ênfase à experiência profissional por ordem cronológica, o funcional foca-se mais nas principais competências e nas conquistas profissionais já o híbrido é uma junção dos dois. O importante é ser consistente ao longo de todo o currículo.
Quando não tens muita experiência na área para a qual queres mudar, pode ser um problema, mas é aqui que tens que dar enfâse às tuas competências.
As tuas competências transferíveis são todas as competências que vais adquirindo, tanto na escola como no trabalho, e que se adaptam ao emprego a que vais concorrer. Se estás a mudar de carreira, podes colocar logo no topo um resumo profissional com todos os pontos mais relevantes. Se estás a sair da universidade, podes colocar uma lista logo a seguir à formação académica.
Nem sempre pedem, mas uma carta de motivação entusiasta e bem direcionada à empresa pode fazer toda a diferença. Uma boa forma de marcar a diferença é fazer uma ligação entre a tua experiência profissional e a empresa – aqui é importante ser específico! O objectivo é, conseguir mostrar ao recrutador que a tua experiência profissional te deu ferramentas para seres uma mais valia na empresa.
Mudar de carreira nunca é fácil, mas é importante sermos bons profissionais e conseguirmos transpor isso para o papel, para que haja a oportunidade de entrevista. O truque é fazer! Deves analisar a empresa e a vaga de emprego, compor um novo currículo e dar destaque a todas as competências relevantes para captar a atenção. Isso aliado a uma boa carta de motivação e algum networking, de certeza que irás despertar a atenção de um recrutador.