Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 17-02-2021
Num mundo ideal, o nosso ambiente de trabalho e a nossa relação com os nossos colegas e chefias seria perfeito. Seriamos capazes de comunicar perfeitamente, todos os dias eram bons dias e o trabalho fazia-se muito mais facilmente.
Infelizmente, como deves saber muito bem, as coisas nem sempre são assim e vão acontecer sempre situações que nos vão desagradar. Algumas vezes são casos simples que conseguirmos ultrapassar facilmente, discordar dum colega, ultrapassar um orçamento porque acontecer algum problema ou até a chefia contratar um candidato que achas que não é o melhor para aquela vaga.
Algumas vezes, estas situações são tão graves que a única opção é ser radical e procurar outro emprego, no entanto às vezes basta saber lidar com a situação para conseguirmos dar a volta. E é aqui que tu como profissional vais crescer bastante, porque saber lidar com este tipo de situações, sem ajudar a lançar lenha para a fogueira, é um ótimo indicativo que és um bom profissional.
Então como é que vamos conseguir fazer isso? Pode surpreender mas muitas vezes, falar com as chefias sobre o teu desagrado num determinado assunto pode fazer toda a diferença. Claro que isto não implica o “fazer queixas”, mas se seguires estas dicas, certamente vais mostrar um nível de profissionalismo elevado que te vai fazer destacar no trabalho.
Todos sabemos que o ambiente de trabalho pode ser imensamente intenso, seja porque trabalhas por turnos, porque estás sobrecarregado de trabalho ou até porque tens que dividir escritório com várias pessoas, o que não te deixa concentrar. Por isso é preciso medir as tuas acções, para que não sejam desmedidas e sejas punido por avaliar mal uma situação.
Se te sentes desagradado com alguma situações no trabalho, pensa bem no que te possa fazer sentir assim. Será que estás a avaliar bem as situações? Ou será que as tuas emoções já se estão a colocar no caminho da razão?
Imaginemos então uma situação: um colega fica com os créditos do teu trabalho, seja em que profissão for, isto é uma verdadeira ofensa que necessita ser lidada no imediato. Mas antes de agir pensa, ele ficou mesmo com o crédito do teu trabalho? Como é que chegaste a essa informação? Não deixes que as tuas emoções ultrapassem os factos, antes de agir considera se tens toda a informação para avançar ou não com uma acção.
As palavras têm um poder incrível. Nestes casos, em que tens que comunicar o desagrado sobre alguma situação, as tuas palavras vão ter consequências. Saber comunicar é muito importante e usar linguagem clara e objectiva é imperativo quando estás a comunicar o teu desagrado a uma chefia.
Por isso é que a escolha das palavras, quando estás a comunicar desagrado, é tão importante. É muito fácil cair numa espiral de sentimentos negativos e sem querer culpar alguém por algo que não fez. Para além de passar uma imagem pouco profissional de ti, podes estar a estragar a vida ao teu colega sem necessidade.
Tens que manter o foco na conversa. Não andes a vaguear por todos os possíveis problemas que possam haver na empresa, esta não é a altura certa. Porque quando andas a vaguear, não se resolve nada e o problema que querias ver resolvido quando começaste a conversa, fica geralmente por resolver.
Voltando ao exemplo que demos acima, do colega que ficou com o crédito do teu trabalho: Quando isto acontece deves pedir logo para falar com a tua chefia, falar do teu desagrado e demonstrar porque é que estás assim e que o trabalho foi teu. Claro e no ponto.
O que queremos dizer com isto, estar desagradado no trabalho muitas vezes acontece porque temos expectativas, que não são correspondidas. Quando fores falar com a tua chefia sobre o teu desagrado tens que saber exactamente sobre o que queres falar e o que queres alcançar.
Talvez seja mais fácil, se fizeres uma pequena lista sobre os pontos que queres abordar na conversa com a tua chefia. Nem que faças um pequeno ensaio prévio para ajudar, mantém-te só nos pontos que queres ver resolvidos.
Durante a conversa, sabes o queres dizer e sabes o que queres ver resolvido com a tua chefia, e é aqui que podes encontrar os teus primeiros desafios. Lembra-te que pelo papel que desempenha, a tua chefia pode ter mais informações sobre a situação que te trouxe desagrado. E acaba por te fazer ver que as ideias com que vieste, provavelmente não sejam bem como pensavas.
Se isto acontecer, não vale a pena reagir de cabeça quente e com as emoções. Ouve o que te estão a transmitir e fica aberto a novas soluções, alternativas às tuas ideias ou até algum compromisso.
Como em tudo, as nossas acções vão ter sempre consequências, e ir falar com a tua chefia sobre alguma que te desagrada será certamente uma delas.
Numa empresa bem gerida, um colaborador que expressa as suas opiniões com respeito será sempre bem-vindo e valorizado. Este tipo de profissionais ajudam a diminuir a estagnação e desafiam a forma como as coisas correm na empresa. O que já não vai acontecer se for numa empresa mal gerida, quem fala é muitas vezes rotulado como “problemático”, ou que está a impor barreiras de produção. Por isso é que é muito importante perceber em que tipo de ambiente estás a trabalhar, ou com que chefia estás a lidar.
Se estás a trabalhar num ambiente negativo e mal gerido, pensa duas vezes antes de ir falar seja com quem for. É possível que ao mostrar o teu desagrado, possas até ser punido e a tua carreira profissional sofrer bastante com isso.
Se estiveres numa empresa “saudável” em que é encorajado o diálogo, podes seguir com os conselhos que te demos. A tua chefia vai dar o seu melhor para te entender, e em conjunto perceber como resolver a fonte do teu desagrado.