Como pedir para continuar em teletrabalho

homem feliz em teletrabalho

Por Ofertas de Emprego em Carreira 18-12-2020


O mundo laboral sofreu uma drástica mudança com a pandemia, se antes o teletrabalho era exclusivo das grandes empresas ou para os gestores/executivos das empresas, hoje o teletrabalho democratizou-se e está por quase todo o tipo de carreiras profissionais e posições nas empresas.

Se o teletrabalho era mais comum no resto do mundo, hoje Portugal já se começa a adaptar a esta nova realidade de trabalhar. Foi uma mudança brusca, forçada pela condição actual que vivemos, mas veio para ficar, pelo menos até ao Covid-19 estar mais controlado.

Mesmo com todos dos receios de muitos patrões, a verdade é que o teletrabalho não deixa de ser uma boa forma de trabalhar. Não é por estar em casa que se deixa de ser produtivo, e talvez até seja a melhor forma de trabalho para algumas pessoas. Se este é o teu caso, porque não pedir para continuar em teletrabalho no fim da pandemia?

Se te vês em casa a trabalhar, vamos dar-te aqui algumas dicas de como pedir para continuares em teletrabalho.

Teletrabalho a longo prazo?

Antes de entrares na empresa e exigir continuar em teletrabalho, faz um exercício de introspecção para perceber se o que queres mesmo é estar de forma permanente em casa.

Podes começar por te fazer as seguintes perguntas:

  • Sou uma pessoa mais sociável ou introspectiva?
  • Consigo ser disciplinado para estar em casa e trabalhar aquelas horas, sem ter tendência para trabalhar a mais ou deixar o trabalho para fazer atividades em casa?
  • És mais produtivo num ambiente silencioso ou preferes a azáfama de um escritório?

Ter estado a trabalhar durante uns meses em casa, é diferente de ficar sempre em teletrabalho. Não esquecer também, que o espaço de trabalho é um ambiente de socialização, muito importante para o crescimento pessoal e profissional, que pode não acontecer tão bem se estiveres a trabalhar em casa, quando os teus colegas estão no local de trabalho.

Como pedir para ficar em teletrabalho

Se depois de considerares todas as questões acima referidas, e todas indicam que o teu futuro passa por ficar em teletrabalho, está no momento de definir uma estratégia para pedir ao patrão para ficar em teletrabalho.

O primeiro ponto a ter noção, é que tanto o patrão como tu estão na mesma equipa e precisam de trabalhar na mesma direcção, para que seja benéfico para a empresa. A melhor forma de abordar esta questão é, ir com a mente aberta e estar pronto para negociar. Não podes simplesmente chegar à tua empresa e pedir coisas que são unicamente benéficas para ti. Se assim fosse, todos os colaboradores estariam a fazer o que queriam e nenhuma empresa produzia.

O objectivo, é mostrar que estares em teletrabalho será mais benéfico tanto para ti como para a empresa. E seja que ponto vais abordar, faz uma pesquisa sobre as necessidades e problemas que a empresa possa enfrentar e como tu podes resolver estas situações estando em teletrabalho.

Recolhe todos os números e estatísticas possíveis sobre a tua performance durante o tempo que estiveste em teletrabalho, se não costumas fazer então é melhor começar. Os números têm sempre um impacto mais forte quando vamos apresentar uma ideia, se os teus resultados foram melhores versus estar no escritório, é hora de apresentar esta informação.

O que estabelecer

Não te esqueças de deixar acordado algumas questões para continuares em teletrabalho.

  • A duração do estar em teletrabalho, antes que seja reavaliado;
  • Como é que a comunicação com a empresa vai ser realizada;
  • Como é que vai ser avaliada a tua performance;
  • Como é que avaliam o “ter sucesso” em teletrabalho;
  • Perceber como continuar a comunicar com os colegas e os clientes da mesma forma que terias no trabalho e formas de medir esta progressão, formas de comunicar estas interacções e o sucesso das mesmas.

Quer recebas um sim ou ficas só em período experimental, é recomendado que tudo o que seja acordado esteja em forma escrita. Da mesma forma que um contrato normal. Desta forma, todos sabem que funções vais desempenhar e como as vais desempenhar, seja quem for que entre depois para um local de chefia para o teu sector.