Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 21-05-2020
Estavas entusiasmado para começar o teu novo emprego mas, como tantas vezes acontece, acabaste por te aperceber que nem sempre a “A erva é sempre mais verde do outro lado do monte“. E agora queres voltar para o teu antigo emprego. Será possível? Quais são as tuas opções? Há alguma forma de pedir o teu antigo emprego, mesmo depois de te despedires? Qual é a melhor maneira de pedir para voltares ao teu antigo emprego?
O ideal é que tenhas saído de bem. A não ser em casos mais extremos, o melhor é sair sempre bem da empresa onde estamos, no final de contas, não sabemos o dia de amanhã. E mesmo que um emprego pareça maravilhoso no papel, na prática podes não te integrar da melhor forma ou até seres dispensado após os dias de experiência.
Faz sentido pedires o teu antigo emprego de volta? Despediste-te por alguma razão. Não gostar do teu novo emprego será razão suficiente para voltar para o antigo? Ou será melhor procurar um novo? Pensa seriamente no que podes perder – ou ganhar – se te despedires e arranjares outra vez um novo emprego.
Se só de pensar que tens que ir trabalhar te faz sentir ansioso, e não consegues ver como mudar a dinâmica com os colegas, talvez seja a melhor altura para mudar de emprego.
Já entraste no vortex da nostalgia do teu antigo emprego e agora só consegues pensar em voltar. Antes de tomar alguma decisão definitiva, pensa no que te fez sair. Podes até fazer uma lista dos motivos, e se esses motivos são razão suficientemente forte que te vai dissuadir de voltar. As desvantagens continuam lá e vais ter que as enfrentar novamente!
Na empresa de onde te despediste, certamente deixaste uma chefia ou um mentor que te conheciam bem e como era o teu trabalho. O primeiro passo, se queres voltar para o teu antigo emprego, é a falar com essa pessoa, inicialmente de forma mais informal, e confidencia que gostavas de voltar para a empresa. Pede uma opinião sincera, se acha que isso seria possível; pergunta também o que pensavam de ti na empresa, do teu trabalho, se gostavam de ti, e o mais importante, como é que foi recebida a tua saída.
Se saíste bem, podes avançar na conversa e mostrar que no tempo fora adquiriste um novo conjunto de competências. Queres que te vejam como uma mais-valia, e se voltares, será para dar mais valor à empresa e não como o antigo colaborador.
As tuas hipóteses de seres recontratado aumentam exponencialmente, se munires o teu contacto dentro da empresa das tuas melhores valências, para que essa pessoa ali fale bem de ti.
Depois que a pessoa que conheces na empresa te der feedback positivo, pede que te ponham em contacto com quem contrata. Nesta fase ainda estás em modo entrevista, não comeces logo a negociar com o recrutador. Precisas ter uma boa justificação do motivo que te levou a sair e a querer agora volta, e porque é que te devem reconsiderar para a empresa. Assume sempre que eles têm várias opções para contratar – deves transmitir porque é que és a melhor pessoa para contratarem.
Mas não subestimes a tua experiência profissional desde que saíste da empresa, na verdade, foca-te em todas as competências novas que adquiriste e como te recontratarem será para eles a melhor opção.
Um dos pontos positivos de recontratar um antigo colaborador é não perder tempo com a formação para o cargo. Para além das novas competências tens este ponto a teu favor, já conheces os procedimentos, como falar com os clientes e como trabalhar com os colegas.
Posiciona-te como uma peça do puzzle que vai encaixar perfeitamente e terás a atenção do teu antigo patrão e de quem tiver o poder de decisão para contratar.
Se tiveres uma resposta positiva, o próximo passo é despedires-te do teu emprego da melhor forma possível. É uma situação desconfortável, no entanto, despedires-te assim que começas um novo trabalho, pode ser a melhor opção para ti e para o teu patrão.
Acima de tudo, o que se deve evitar é “pedinchar”.
O mais importante é mostrares que a empresa só vai ganhar em te recontratar, por outras palavras, a empresa precisa tanto de ti como tu deles.