Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 17-06-2020
Qual é a melhor forma de recusar uma oferta de emprego? Esta é a situação mais complicada quando estás à procura de emprego. Enviaste um currículo, foste à entrevista e foste seleccionado mas afinal o que achavas que ia ser perfeito não é e tens até outras opções.
Neste artigo vamos dar-te as ferramentas necessárias para conseguires recusar uma oferta de emprego, duma forma positiva e através de exemplos.
Antes de tudo é preciso agradecer ao recrutador pela oferta e pelo tempo que despendeu contigo. Sim, é o trabalho dele(a) mas provavelmente passou horas a ver o teu CV, a tua presença online e na entrevista contigo.
Especialmente se passaste por várias entrevistas, não deves deixar o recrutador sem uma resposta. Dito isto, não é preciso dar todos os detalhes do porquê de não aceitares o emprego.
A melhor abordagem é ser cordial e conciso mas honesto sobre a razão pela qual não vais aceitar a oferta, como por exemplo:
Tudo indicava que a empresa era incrível, mas depois de teres ido à entrevista percebeste que não te revês na cultura, não te sentiste bem com algum dos colaboradores com quem falaste ou até mesmo o recrutador. Podes optar por uma abordagem simples, como “Obrigada pela oportunidade” seguido duma simples referência do porquê de não ser a melhor opção para ti.
Mesmo que te revejas na empresa se o salário oferecido é muito baixo, podes explicar isso no email que enviares quando recusares a oferta. Podes até começar por negociar um melhor salário, mas se isto não for possível, podes enviar um email a agradecer a oferta, que a posição é bastante atractiva mas que vais recusar a oferta porque o salário é muito baixo.
“Caro(a) Sr.(a) X,
Quero agradecer a oferta de emprego como administrativo na vossa empresa (dizer o nome). Foi uma decisão difícil mas acabei por aceitar uma posição noutra empresa.
Agradeço muito o tempo que despendeu comigo com as entrevistas e em partilhar comigo informações sobre a posição na vossa empresa.
Mais uma vez, muito obrigada pela vossa consideração.”
“Caro(a) Sr.(a) X,
Muito obrigada por me oferecerem a posição como (colocar o cargo do emprego). No entanto depois de alguma consideração, decidi que esta posição não é a melhor opção para os meus objectivos profissionais a longo prazo.
Gostei muito de todas as nossas conversas e quero agradecer pelo tempo que passou comigo e toda a informação que me deu sobre a empresa (colocar o nome da empresa).
Mais uma vez, quero agradecer a vossa consideração.”