Como sobreviver com pouco enquanto procura um emprego

Cortar Cartão de Pagamentos

Por Ofertas de Emprego em Desemprego 11-08-2015


Se ficou desempregado há pouco tempo, se não tem acesso ao subsídio de desemprego ou simplesmente este está a terminar o prazo, terá agora que pensar em sobreviver enquanto não consegue encontrar um novo emprego.

Se estiver a usufruir do subsídio de desemprego e este tiver um prazo curto é importante começar a pensar já no que pode fazer quando este terminar, ou mesmo procurar algo que possa fazer antes de isso acontecer. Uma coisa é certa, se não conseguir encontrar um trabalho a tempo inteiro dificilmente irá receber o mesmo que o seu subsídio, mas também deve pensar em preservá-lo se conseguir.

Cursos de Formação com Desconto →

Uma forma de preservar o subsídio de desemprego é trabalhar para gerar dinheiro, e isso pode fazê-lo de duas formas:

  • Primeiro, pode tentar entrar no mundo dos freelancers. Se você tiver uma aptidão especial como desenhar, pintar, trabalhos manuais, artesanato, etc. você pode aproveitar esse dom para criar e vender produtos ou serviços como freelancer. A Internet disponibiliza ferramentas e portais para você conseguir expor as suas criações ou o seu perfil sem grande esforço e com grande alcance;

  • Segundo, você pode por outro lado tentar encontrar um trabalho temporário. Hoje e devido à conjuntura actual, muitas são as empresas que precisam de trabalhadores de curto prazo para satisfazer necessidades temporárias. Analisando bem as propostas talvez haja uma vaga interessante que o mantenha ocupado temporariamente e assim pode suspender o seu subsídio pelo menos por algum tempo.

Não são as situações ideais mas pense o seguinte, muitas são as pessoas que hoje e devido às difíceis circunstâncias em que vivem que se dedicaram aos pequenos negócios, aos serviços por conta própria e em alguns casos foram notícia na Internet ou na Televisão. Com empenho, dedicação e profissionalismo qualquer pessoa pode conseguir sobreviver do que faz em casa ou pelo menos consegue ter algum fundo maneio para conseguir sobreviver enquanto não encontra um emprego.

O trabalho temporário também não é um trabalho menos digno, antes pelo contrário, o que acontece muitas vezes é que as empresas aproveitam-se do desespero dos trabalhadores para oferecerem más condições contratuais e de trabalho, e por isso é importante analisar bem caso a caso antes de assinar o que quer que seja.

Não deixe de procurar reduzir despesas ou mesmo ter um controlo apertado sobre elas. Também não deve desistir de procurar emprego se o seu pequeno negócio começar a crescer, às vezes pequenos sinais de vendas não significam grandes negócios mas apenas situações esporádicas que reflectem outros factores como as épocas altas por exemplo.