Por Ofertas de Emprego em Curriculum Vitae 25-05-2015
Um dos segredos para conseguir com que o seu currículo seja lido é implementar uma estratégia de palavras-chave.
Hoje em dia os programas informáticos de recrutamento estão bastante evoluídos e possuem diversas opções de filtragem, o que pode à partida excluir ou despromover um currículo, que até poderia ser interessante mas que estava mal redigido.
Cursos de Formação com Desconto →
É uma palavra que por si só pode resumir bastante informação sobre uma frase em si mesma. Veja os exemplos:
Nos dois casos acima mencionados, ambas as palavras “Marketing Digital” como “Consultor de Seguros” resumem duas frases bastante extensas, que podiam estar incluídas num currículo relacionado. É importante referir não só essas frases num currículo, como também definir palavras-chave que estão associadas as essas frases, e que podem resumir experiências profissionais, competências pessoais, competências de comunicação, competências de organização ou competências técnicas.
Quando uma empresa anuncia uma oferta de emprego, essa tem associadas palavras-chave. Não estão à vista de todos, nem estão destacadas, é preciso ler bem o anúncio e identificar potenciais palavras que deve depois relacionar no seu currículo. Com essas identificações poderá aumentar muito as probabilidades do seu currículo ser lido, e quem sabe ser um dos escolhidos para a entrevista.
Quando requisitada, a Carta de Apresentação deve incluir também algumas das palavras-chave que estão no seu currículo. Se a candidatura é recebida no email da empresa de recrutamento, será mais fácil para a pessoa responsável pela filtragem de currículos pesquisar a sua candidatura pelas palavras que o distinguem e que são referenciadas no anúncio de emprego.