Por Ofertas de Emprego em Carreira 10-04-2020
Estamos a viver tempos complicados no mundo da arte, no entanto, nunca foi tão importante pensar na arte e como nos pode ajudar a ultrapassar estas fases. Muitos artistas que produziam serviços e produtos offline, hoje, vêem-se obrigados a voltar-se para o mundo digital para conseguirem sobreviver a este tempo de pandemia.
Isto não é necessariamente mau, é apenas uma necessidade do momento, e a verdade é que estamos todos em casa e online o que significa que a probabilidade de haver consumo desse produto vai ser maior.
Se este é o teu caso e te sentes um pouco perdido nesta transição, damos-te aqui algumas dicas de como conseguir vender a tua arte online para conseguires manter-te ativo e não tenhas que desistir do teu projecto.
Como já deves ter visto, é muito fácil criar um site/blog para expor o teu trabalho, ou até numa rede social, da mesma forma é extremamente fácil ficar submerso na quantidade de artistas que estão a vender online.
Por muito boa que seja a tua arte, vais precisar ter muita paciência, estar focado no trabalho e estabelecer uma estratégia para te distinguires no meio da multidão. Pensa em tudo o que já produziste mas que tens arrumado num disco externo ou em casa numa pasta/caixa qualquer.
Se não investes em ti e na tua arte, ela nunca vai sair do mesmo sítio. Não basta ter uma página no Facebook ou Instagram, é preciso parar de pensar no que crias como “arte” apenas e começar a pensar nas peças como produtos, no que fazes como um negócio.
Um dos grandes problemas dos artistas e a dificuldade que têm em vender as suas obras, resume-se ao facto de passarem o tempo todo a aperfeiçoar a sua arte. Isto faz com que sejam melhores profissionais, no entanto, não deixa espaço para aprender algumas bases de negócios e como se posicionar no mercado da arte, para que não tenham que recorrer a terceiros.
Agora mais que nunca, é a altura certa para aprender algumas bases de marketing e começar a lançar os produtos e serviços online, e há imensa informação, paga ou gratuita que te pode ajudar a adquirir estas competências.
Tudo começa por perceber o que é que o público anda a consumir, perceber onde anda o teu público e que tipo de desejo vais satisfazer com os teus produtos e/ou serviços.
Esta opção é talvez das mais complicadas se estás a entrar no mundo digital agora, porque se estás a produzir algo que já existe, quer dizer que vai haver muita concorrência. Tens que trabalhar muito mais para te conseguires posicionar no mercado.
Isto quer dizer que tens um número reduzido de consumidores, pelo que terás que trabalhar de forma mais agressiva no início para os atraíres, sendo certo que, se conseguires vingar, vais conseguir vender sem grande problema porque nos nichos não há muita competição.
O mais importante para começar, é perceber a complexidade da internet e manter as espectativas num nível realista. Pode ser muito fácil desanimar quando as obras não começam a vender logo ou com a rapidez que se deseja. Não basta criar um site com os teus trabalhos e esperar que os consumidores te encontrem, sem qualquer tipo de promoção. Seria o mesmo que ir tocar num beco sem saída e esperar que as pessoas passassem por lá.
1. Uma das principais estratégias do marketing digital nas empresas, é a criação de conteúdo num blog. É uma forma fácil, e não paga, de conseguires chegar ao consumidor. Dá-te a conhecer, fala sobre tópicos de interesse do teu público e cria uma audiência cativa.
2. Vender através do Instagram, é uma das melhores opções se estás a começar no mundo da arte. Não precisas ser aclamado por nenhum crítico de arte para ser reconhecido, consegues entrar em contacto directo com o teu público e começar a vender. E tudo se resume a isto, a forma como vais comunicar com os teus seguidores e converter isso em vendas , sem esquecer que um dos maiores erros é usar o Instagram unicamente como uma montra do teu trabalho; por isso, personaliza a tua conta, não há mal nenhum em dares-te a conhecer como pessoa (sem excessos) e como artista. As redes sociais são locais excelentes para entrares em contacto com o teu público e perceber se a tua arte está a ser bem recebida. As pessoas gostam de interagir, e não há melhor local para que isto aconteça que nas redes sociais.
3. Podes começar a vender cursos online. Se sabes muito sobre uma arte, seja tocar guitarra ou olaria, podes aproveitar para fazer uns cursos e partilhar o teu conhecimento. Podes usar a plataforma Udemy.
4. Da mesma forma que estás a fazer cursos, podes criar eBooks na Amazon por exemplo.
5. Se és fotógrafo/designer ou ilustrador, tens sempre a opção de vender as tuas obras em bancos de imagens, como é o caso do Shutterstock, Pexels ou Pixabay.
6. Se vendes qualquer tipo de arts and crafts, brincos, anéis, pulseiras etc., podes experimentar a Etsy. E como em qualquer plataforma, é muito importante mostrar bem a tua arte, publica sempre boas fotografias.
7. Um dos grandes locais onde podes fazer algum dinheiro, sem descriminação na arte que produzes, é a partir do Patreon. Podes criar conteúdo exclusivo para os teus subscritores. O Patreon fica com 5% dos lucros e os custos das transferências são geralmente 5% também, isto significa que recebes 90% do que as pessoas estão a pagar.
Se até hoje nunca te tinhas aventurado na internet, poder ser uma transição assustadora e verdadeiramente esmagadora. Não é fácil, se assim fosse todos conseguiam viver da sua arte online. Vai ser preciso muito trabalho, um plano consistente, perseverança e disciplina. É preciso avaliar bem onde queres mostrar o teu trabalho, todas as plataformas têm os seus prós e contras, escolhe a que se adequa melhor a ti. Assim que engatares, irás começar a conseguir algum rendimento, que pode fazer toda a diferença nesta altura.