Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 07-05-2020
Vamos começar por perceber o que são as competências de adaptabilidade: são o conjunto de capacidades que te vão ajudar a te ajustares novos ambientes ou circunstâncias.
Achas que és flexível e gostas de aprender? Aceitas mudanças no trabalho de forma positiva? És capaz de experimentar coisas novas e novas metodologias de trabalho? Se sim, isto mostra que és capaz de te adaptar e esta capacidade é uma das mais requisitadas pelos empregadores.
Neste artigo vamos perceber, com exemplos, o que a adaptabilidade envolve e como desenvolver estas competências para tirar o melhor partido dum emprego.
No ambiente de trabalho isto significa a tua capacidade de mudar de forma a ser bem-sucedido nas diversas tarefas laborais. Uma pessoa com boas capacidades de adaptabilidade é capaz de aprender com as experiências passadas e conseguir lidar bem com a mudança tanto no trabalho como na vida pessoal.
Estas competências são chamadas de soft skills (que não se aprende na escola, as competências técnicas), e são cada vez mais procuradas pelos empregadores. Se és uma pessoa que consegue aprender com rapidez e facilidade então é porque te consegues adaptar a novos ambientes.
Porque é uma soft skill a capacidade de adaptação só é alcançada em conjunto com outras competências do mesmo género:
As pessoas que se adaptam melhor também são aquelas que não vêm no fracasso uma forma de desencorajamento. Antes pelo contrário, os erros são só mais um passo na aprendizagem. As capacidades ligadas são:
Uma pessoa que se consegue adaptar bem num emprego, raramente sente a pressão para desistir dum trabalho. Todos os desafios são excitantes e encorajadores, são pessoas motivadas e positivas que conseguem encorajar todos os que se encontram à sua volta.
Muitas vezes sabemos que resultados queremos atingir mas nem sempre sabemos o caminho a percorrer para lá chegar. Uma pessoa com forte capacidade de adaptação, é aquela que é capaz de arranjar novas formas e técnicas de chegar ao resultado pretendido, muitas vezes até mais eficazes. Alguém que se adapta bem vai mostrar engenho demonstrando:
Se és capaz de te adaptar, então és daqueles que não temem o “diferente” o “estranho”, que assusta tanta gente. Tudo o que se destaca te deixa curioso. E quando ficas curioso queres investigar. Não tens medo de ideias novas, sugestões ou criticas positivas e muitas vezes demonstras:
Podes ainda demonstrar: