Se já passaste algum tempo nos sites de procura de emprego, já deves ter algum conhecimento sobre como é que é escrito um anúncio de emprego. Mas sabes descodificar o que querem?
Coisas como “ser dinâmico”, “capacidade de organização”, “boa capacidade de comunicação”, estas palavras são tão utilizadas que quase parece que perdem o seu significado. São usadas até à exaustão porque muitas vezes é mesmo complicado explicar a oferta de emprego, e quais as características e competências do candidato ideal.
Os chavões nos anúncios de emprego
Sim, estas palavras estão presentes em quase todos os anúncios que já viste mas não desesperes, a baixo vamos dar-te uma ajuda para descodificar estes chavões, para que consigas perceber se é a oferta ideal para ti.
Rever o CV com os chavões
Conseguir perceber o que quer dizer este tipo de “código” também é muito útil quando queres actualizar o teu CV, porque precisas perceber o que os recrutadores andam à procura. Um CV mal organizado e sem certas palavras-chave, não vai passar a frente no processo de recrutamento.
Estudos indicam que os recrutadores e pessoal dos recursos humanos passam cerca de sete segundos num CV e tomam a sua decisão se sim ou não neste curto espaço de tempo.
Por esta razão é que não deves meter competências à toa, um CV cheio de chavões “típicos” sem que haja relação com o anúncio de emprego, não vai ser seleccionado. Para teres mais hipóteses conseguires uma entrevista, é mesmo necessário rever o CV, analisar bem o anúncio e adequar o CV com as palavras-chaves que vão chamar atenção pela positiva.
Descodificar os chavões
- Comunicação: muitas vezes isto é exposto como “ter capacidade de comunicação” ou simplesmente “boa capacidade de comunicação”. Isto significa que a empresa quer alguém que seja capaz de comunicar bem, seja por escrito ou por via oral.
Palavra-chave semelhante: competências interpessoais
- Salário de acordo com a experiência: isto significa que a empresa tem noção do que geralmente é pago para a vaga que está a anunciar, e que estão dispostos a pagar esse montante. Vai depender de ti saber que tipo de salário é pago e negociar neste sentido.
- Orientado para os detalhes: Desde conseguir enviar um email sem erros, conseguir organizar a agenda de reuniões para que não haja sobreposição. Uma pessoa orientada para os detalhes vai ter atenção redobrada, para que não haja problemas ou erros nos trabalhos que executa.
Palavra-chave semelhante: organização
- Dinâmico: Esta é a nova forma de dizer “que mostre iniciativa”, uma pessoa que é dinâmica mostra iniciativa, geralmente são os colaboradores que costumam fazer mais que as suas funções iniciais (sem que seja intrusivos com os colegas). São pessoas confiantes, e estão confortáveis em tomar a posição de líder.
Palavras-chave semelhantes: capacidade de liderança, mostrar iniciativa
- Multitasking: Isto significa que estão a pedir que sejas capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, o que não é necessariamente mau. Ser capaz de atender um telefonem a escrever um email ao mesmo tempo já pode ser considerado multitasking (várias tarefas). No entanto muitas vezes este tipo de requisito pode indicar que a empresa te vai pedir que faças horas a mais.
Palavras-chaves semelhantes: trabalhar bem sobre pressão, orientado para resultados
- Flexível: Isto significa que vais ter que fazer tudo tu, o que não é forçosamente mau, isto significa que é um espaço de trabalho menos rígido. Neste tipo de ambiente, é pedido aos colaboradores que resolvam os seus problemas, o que pode significar ficar depois da hora de sair para terminar um trabalho ou ir aos fins-de-semana.
- Trabalha bem em equipa: é muito raro haver um emprego em que não tenhas que te relacionar com pessoas. Se a empresa faz disso um dos requisitos no anúncio de emprego, podes apostar que vai procurar ver isso, tanto no teu CV como em ti na entrevista. O objectivo é contratar alguém que vá entregar uma equipa que já é coesa e não querem que haja um elemento que perturbe esta união.
- Oportunidade de crescimento: Este pode ter dois significados, por um lado pode significar que começas numa posição mais baixa mas que se mostrares trabalho consegues progredir na carreira com facilidade; ou que o posto de trabalho é tão pesado que ninguém se aguenta ali muito tempo.
Depois de descodificar o anúncio
Como podes ver, conseguir descodificar um anúncio de emprego pode fazer toda a diferença entre te candidatares para um bom ou mau emprego. Também é muito útil se estás a procura de novo emprego e queres refazer o teu CV.