Emprego versus Trabalho – conhecer as diferenças

mesa de trabalho no emprego

Por Ofertas de Emprego em Carreira 14-12-2020


As palavras emprego e trabalho são palavras semelhantes, contudo têm significados diferentes. E podendo ser usadas em conjunto, quando falamos da mesma temática, o seu significado pode variar consoante o seu uso.

Definição de emprego

Simplificando, dizemos que temos um emprego quando estamos numa situação profissional em que vemos que pode haver um crescimento na nossa carreira. Geralmente está associado a posições ditas “superiores”, como posições em escritórios. Sendo que geralmente nestas situações a palavra trabalho existe no contexto do emprego, quando nos referimos a uma tarefa específica.

Podemos ainda definir um emprego como a actividade que uma pessoa executa, em troca de pagamento que usamos para satisfizer as nossas necessidades básicas. Pode ser um emprego a tempo inteiro, part-time ou temporário.

Mesmo sendo ligado a posições específicas, num emprego não é necessariamente preciso ter uma educação superior.

Definição de trabalho

Já a palavra trabalho (que pode ser tanto o substantivo e um verbo), geralmente é utilizada quando se está numa situação mais precária. É associada aos tipos de atividades mais físicas, onde não costuma haver muita progressão na carreira ou até ser inexistente. A palavra trabalho, refere-se a uma actividade mental ou física que é executada de forma a alcançar ou produzir alguma coisa. É o que um individuo faz no desenvolver do seu emprego.

É um termo com um significado mais amplo e está relacionado com todo o tipo de atividades que pudemos executar. Pode ser empregue no contexto das atividades que fazemos a nível familiar, como por exemplo cozinhar ou fazer limpeza. Também pode estar relacionada com as atividades que fazemos por lazer, como por exemplo, jardinagem ou ajuda comunitária. Ou seja, ao contrário do emprego, quando fazemos um trabalho nem sempre recebemos dinheiro pela sua execução.

Como transformar um trabalho num emprego

  • Criar e manter uma rede profissional. Seja em que local estejamos a trabalhar, há sempre a possibilidade de fazer uma rede de contactos profissionais. Esta rede de contactos é muito importante fazer e manter.
  • Trabalhar “no duro” compensa. Pode não parecer mas geralmente dar o nosso melhor é sempre a melhor política. Mesmo quando estamos numa posição mais baixa na empresa e parece que nunca vamos conseguir evoluir, fazer o mínimo dos mínimos também não irá ajuda.
  • Ter uma atitude positiva. Não há nada pior que ser aquele colega tóxico, que não faz mais que estar constantemente a queixar do trabalho, do patrão e das tarefas. Mesmo quando os tempos são mais difíceis, ter uma atitude positiva e vontade de melhorar são dois pontos a favor de todos os que desejam melhorar a sua carreira profissional.
  • Adquirir novas competências. Se queremos sair de uma situação profissional que vemos não ter muito futuro, o melhor é aproveitar os cursos e formações que existem. Tanto no IEFP como outras instituições locais, ainda existe um extenso número de formações gratuitas dirigidas a empregados e/ou desempregados que permitem adquirir novas competências, sem as restrições que um curso/formação superior pode acarretar.

Conclusão

Como pudemos verificar, é bastante evidente que ter um emprego e ter um trabalho podem ser duas coisas bastantes diferentes. Ao passo que, o termo trabalho pode ser utilizado de forma mais ampla, o emprego é um termo bastante específico. E apesar de muitos não se sentirem realizados com a sua carreira profissional existe sempre a possibilidade de transformar o “trabalho” num emprego e conseguir ser mais feliz com a carreira profissional.