Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 24-03-2021
É agora, vai ser este ano que vais criar as tuas oportunidades e começar o teu próprio negócio. Parabéns! Se tudo correr bem este é o começo de uma nova aventura, quem sabe até um novo rumo profissional, que daqui a uns anos vais olhar para trás e ver que foi a melhor decisão que tomaste.
Neste artigo damos-te um guia completo, com toda a informação que vais precisar para começares a trabalhar no teu novo negócio e ser bem-sucedido.
Um dos factores mais importantes para começar um negócio é fazer o que se gosta. Não há fórmula mais certa que a paixão que sentimos, quando trabalhamos no que nos dá prazer.
É só pensar, no teu emprego actual sentes-te desmotivado, consegues ser tão produtivo como quando gostas do que fazes? Geralmente não. Por isso é que antes de entrar em que negócio seja, procura o que realmente te entusiasma.
É uma das questões que mais assombra aqueles que querem começar um negócio, a verdade é que ser patrão e ter uma negócio próprio é muito diferente de ser empregado de alguém. A mentalidade tem que ser diferente se queres que o teu negócio seja bem-sucedido.
Uma das situações mais diferente é que já não existe aquela segurança profissional, aquela que existe quando se é empregado numa empresa. Também já não podes telefonar a dizer que estás doente. E tudo o que há para fazer, tem mesmo que ser feito.
Por outro lado, tu é que és o patrão. É muito difícil encontrar algo mal nisso. Não há ninguém a “espiar” o teu trabalho ou a mandar-te fazer coisas que não gostas. Mas melhor, a partir de agora não vais sofrer consequências com os erros de terceiros. A verdade é que ser o teu próprio patrão é bem melhor do que ser empregado de alguém.
A par da questão anterior, há muitas pessoas que se questionam se conseguem ou não ser empreendedores. De facto existem algumas competências de deves ter para ser um bom empreendedor, mas não te preocupes se não preencheres todos os requisitos. Podes sempre ir aperfeiçoando à medida que vais trabalhando no teu negócio.
Começar um negócio próprio é um grande compromisso. E muitas vezes os empreendedores desvalorizam o tempo que têm que dedicar, os recursos e a energia que é precisa para começar e elevar um negócio.
Se queres começar o teu próprio negócio, do que é que estás à espera?
Há muitas formas de responder a esta questão, mas geralmente a causa principal é o medo – medo de falhar, medo do desconhecido até mesmo medo do sucesso é algo comum. Se te revês nesta situação, tens que aprender a vencer o medo de começar os teus projectos. Os maiores empreendedores começarem vários projetos, falharam, evoluíram e aperfeiçoaram.
Se estás a ler isto mas já tens uma ideia – ótimo! Podes passar a frente. Se este não é o teu caso e ainda não sabes por onde começar, podes ir até ao nosso artigo com 40 ideias de negócios.
Um dos passos muito importantes, quando estás preste a começar um novo negócio é perceber se já alguém faz o mesmo que tinhas pensado. Para isso:
Mas atenção, não te deixes ficar só pela primeira versão da tua ideia. É bem provável que pode ser alvo de melhorias e acabares por ter mais duas ou três versões da ideia original.
Agora que já tens a tua ideia para um negócio, já estás um pé dentro do processo. Agora precisas pensar seriamente sobre o que queres fazer e como queres viver. A verdade é que a grande maioria de nós quando começa um negócio, não vai ser uma mega empresa tecnológica e que vai ganhar milhões logo nos primeiros anos.
A grande maioria dos empreendedores tem o desejo de ter um negócio, conseguir pagar as suas contas e conseguir poupar. E ser patrão significa muitas vezes tirar tempo da vida pessoal para conseguir arrancar com o negócio, neste sentido é preciso ver se este tipo de situação se adequa a ti e à tua vida pessoal.
Começar um negócio em casa é dos mais comuns, e porque não? Este tipo de negócio é ótimo para quem quer ficar em casa a cuidar dos filhos ou dos pais. Não tens que pagar renda e outras despesas (luz e agua).
No entanto este tipo de negócio não é para todos, por exemplo, se queres começar um negócio que implique ter stock de produtos, a não ser que tenhas uma divisão grande, será muito complicado teres o negócio em casa.
Existem vários tipos de negócio online, neste artigo vamos abordar mais especificamente sobre o ecommerce.
Se queres vender os teus produtos e/ou serviços através do teu site, então a primeira coisa a fazer é registar o domínio. Conhecer as várias plataformas onde podes abrir uma conta – Shopify, WordPress – WooCommerce, Square Online, Wix Commerce, Magento, Shopkit, entre outras – os métodos de pagamento e as leis de vendas online.
Ter o nome certo para o teu negócio tem um impacto maior do que possas imaginar. Aqui deixamos algumas dicas de como arranjar um nome ideal:
Quando começar o teu negócio, o teu produto ou serviço tem que ser pelo menos bom se não excelente. Deve trazer algo de novo e haver alguma diferenciação sobre o que já existe no mercado. E não estejas sempre a adiar o lançamento do teu negócio, ter feedback inicial é muito bom mesmo que seja negativo. Isto significa que consegues melhorar o que é preciso e progredir.
Se queres que o teu negócio seja bem-sucedido, tens que te tornar um ótimo vendedor. Não vai haver ninguém melhor que tu para vender o teu produto, e não vai ser só aos clientes mas também a possíveis investidores e até eventuais empregados.
É muito importante ser positivo, mostrar confiança e ter capacidade de ouvir. Deves praticar as tuas técnicas de vendas e ter feedback de várias pessoas, para depois conseguir melhorar. E se ser extrovertido não faz parte da tua natureza, mesmo sendo introvertido o mais importante é mostrar confiança e dar seguimento.
Para ter um negócio de sucesso, tens que procurar estar sempre a atrair, crescer, e até educar o teu público alvo. Aqui ficam algumas estratégias de marketing que deves seguir:
– Aprende os básicos de SEO (search engine optimization), para quem procura os teus serviços e produtos te encontre logo no topo da primeira página do Google.
– Usa as redes sociais para promover o teu negócio, percebendo para quem estás a vender, podes focar mais no Facebook, LinkedIn, Instagram, etc.
– Cria conteúdo relevante.
O que precisas para começar um negócio:
Se tens estas quatro coisas, agarra esta nova oportunidade e faz o teu sucesso.