Guia de como procurar emprego

mulher à secretária de trabalho à proucra no computador

Por Ofertas de Emprego em Carreira 19-02-2021


Já estás à procura de emprego há algum tempo, e não tens conseguido receber respostas ou pedidos de entrevista. O problema é que quando estamos há algum tempo à procura de emprego, este processo pode ser simultaneamente um mistério e uma frustração.

Para começar, o que deves incluir numa candidatura de emprego? Só o CV ou um CV e uma carta de apresentação? De certeza que já te aconteceu, estares à procura de emprego e quando chegas ao processo de enviar a candidatura, o site abrir uma página com inúmeros campos para preencher, os mesmos campos que já preencheste milhares de vezes, e uma coisa que devia ser 5 minutos, passa a ser um processo de 30 minutos. Quando é que o processo de procurar emprego passou a ser um processo tão demorado e complicado?

E isto é o que já deves ter pensado várias vezes durante o processo de procura de trabalho. Mas não desesperes, não és o único a passar por esta situação. É sempre mais fácil lidar com o stress e ansiedade que pode ocorrer durante este período, quando se percebe como é que este processo ocorre.

Neste guia, explicamos passo a passo tudo o que precisas saber o processo de procura de trabalho:

  • Como candidatar a um emprego
  • Como escrever um CV e uma carta de apresentação indicada para cada oferta de emprego
  • Como completar uma candidatura para um emprego
  • Como ser o melhor na entrevista

1. Faz um bom CV

Já deves verificado que há muitas empresas, que para além de preencheres uma página no site tens que enviar um CV e uma carta de apresentação. Não menosprezes isto, mesmo que tenhas colocado todos os dados sobre a tua história profissional, ter um bom CV vai fazer toda a diferença.

É muito importante teres um CV bem organizado, e mais importante ser um CV que vai ao encontro da oferta de emprego. A melhor dica é teres um CV como ficheiro “master”, que vais personalizando de acordo com cada oferta de emprego.

2. Escreve uma carta de apresentação

Uma carta de apresentação é um documento que mostra porque é que queres aquele emprego e como é que as tuas experiências e competências fazem de ti a melhor opção de contratação.

Pode ser ou não obrigatório enviar uma carta de apresentação, mas se for opcional o melhor é enviar, porque te vai fazer destacar dos outros candidatos.

E mais uma vez, tens que adequar a carta de apresentação a cada empresa e oferta de emprego.

3. Candidaturas de emprego

Podes candidatar-te a empregos online, por email ou em pessoa. Seja para que oferta de emprego te estás a candidatar, deves seguir sempre a forma como a empresa indica que deves enviar a candidatura.

4. Testes de aptidão

Não é muito comum, mas em muitos empregos, especialmente empregos públicos, onde tens que fazer testes. Estes testes podem ser, testes cognitivos, testes de personalidade, de competências técnicas ou até exames médicos.

5. A entrevista

Se fores escolhido para uma entrevista, vais ser convidado para ter uma conversa com o recrutador, uma chefia na empresa ou até o patrão, e isto pode ser por telefone, videoconferência ou cara-a-cara. A empresa também pode pedir várias entrevistas até chegarem ao candidato que desejam.

6. Selecção para emprego

Se chegares a este ponto, já estás no final do processo e conseguiste terminar com sucesso, a tão desejada chamada (ou email) a informar que foste seleccionado. No entanto não precisas de aceitar o emprego, se depois da entrevista achaste que a empresa não seria a melhor opção para a tua carreira profissional, porque te estão a exigir mudar de cidade (estás em Lisboa e precisas ir para o Porto), então terás que repensar se vais aceitar a esta oportunidade.

É importante pedires algum tempo para decidir se vais aceitar, recusar ou tentar renegociar a oferta de emprego.