Por Ofertas de Emprego em Carta de Apresentação 20-05-2015
A forma como comunicamos com as outras pessoas e nomeadamente as empresas, diz muito sobre nós. Uma carta ou email formal de apresentação é a primeira comunicação que fazemos numa candidatura, e como tal deve ser algo preparado com cuidado.
Qualquer recrutador tem um sentido apurado para distinguir o tipo de candidato através da forma como comunicam, e isso deve ser retificado se realmente precisa de encontrar um emprego. Sabemos que é difícil manter uma postura profissional a todo o instante, e estar desempregado não é nada animador, mas o seu futuro também depende da forma como comunica com potenciais oportunidades.
Cursos de Formação com Desconto →
Se você está cansado e utiliza recorrentemente a mesma abordagem para todas as suas candidaturas, e inclusive para a mesma empresa para cargos diferentes, é hora de pensar que está na altura de mudar o texto. Ter um pouco de brio e mostrar que cada candidatura é uma oportunidade única de mostrar algo diferente e com foque no cargo a que se candidata, não só demonstra interesse na oferta, como também respeito por quem irá ler a sua comunicação.
Existem inúmeras formas de candidatar-se e abordar uma empresa, só que hoje em dia com os sites de emprego e as redes sociais esse contacto ficou menos formal e muitas vezes desleixado. Tudo bem que a Internet facilita a comunicação, é tudo mais rápido, mas ainda assim é necessário ter alguma postura e organização na forma de comunicar.
Enviar mais uma candidatura está ao alcance de todos, enviar uma candidatura diferente e posicionada para o cargo exigido só está ao alcance daqueles que querem agarrar a oportunidade.
A forma como abordamos uma empresa na maioria das vezes não é decisiva na contratação, no entanto é mais um pormenor ao qual devemos prestar atenção. A carta formal que antigamente era muito utilizada em anúncios de emprego de jornal ou por intermédio de outras pessoas pode perfeitamente ser transportada para o meio digital em formato de email.
No caso de uma candidatura em que os interlocutores são você e a empresa que está a recrutar, deve utilizar sempre uma linguagem com registo cuidado. Uma carta ou email formal para uma candidatura a um emprego deve ser sempre acompanhada do curriculum vitae, e tem a sua estrutura definida desta forma: