Não foste selecionado para o emprego – o que fazer agora

mulher a tomar decisões, espaço de trabalho

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 30-12-2020


Não importa quantas vezes vais passar pela rejeição de não ser selecionado para uma oferta de emprego – e vamos ser sinceros, se estás a fazer uma procura ativa vai haver muitos “nãos” – os sentimento negativos associados, vão sempre acontecer.

Mesmo quando não estavas 100% convencido no emprego, é sempre mau ser rejeitado. Mas e se era o teu emprego de sonho? Aquela oferta de emprego perfeita, onde colocaste todos os teus esforços, seguiste todas as recomendações de preparação para a entrevista. Pior, foste dizer a todos os teus amigos. É do pior!

Mas não é o fim, mesmo não tendo sido selecionado para aquele emprego que tanto querias, estes sentimentos negativos não podem ser aqueles que se sobrepõem a tudo no processo de encontrar uma nova carreira profissional. A este ponto deves estar a questionar-te, “então, como é que conseguimos ultrapassar estes sentimentos negativos?”.

Abaixo vamos dar-te algumas de como recuperar.

Liberta a tensão

Seja em que situação for, acumular sentimentos negativos nunca é bom para a tua saúde mental. Portanto, acabaste de tomar conhecimento que não ias ser seleccionado para o teu emprego de sonho, o que fazer? Grita. Chora. Passa o dia sentado afrente da televisão a ver as tuas séries ou filmes preferidos.

Fazer um bom processo de luto é saudável e necessário, seja de que forma for, faz algo que te ajude a conseguir ultrapassar a frustração e a tristeza. O que estás a fazer é perceber que tipo de sentimentos estás a sentir e como ultrapassá-los.

Pode parecer um ataque pessoal não ser selecionado para uma oferta de emprego, mas não é. O processo de recrutamento é um processo baseado em muitos factores, experiência, disponibilidade do candidato até à sua experiência.

Sê amável e mantém em contacto

Agora que já libertaste a tensão e o stress, já podes passar ao passo seguinte. Mesmo que aches desnecessário, é sempre bom enviar um email a agradecer ao recrutador e todos os que tiverem envolvidos no processo de selecção, pelo despendido contigo e como ficaste contente por os ter conhecido. Podes aproveitar e pedir para te consideraram para futuras oportunidades em emprego.

Também é uma boa oportunidade para te conectares com a empresa através do LindedIn. Isto faz com que expandas a tua rede de conhecimentos, e estejas em contacto direto com a empresa.

Pede feedback

A pior parte de não ser selecionado para um emprego é mesmo não saber o porquê, até porque muitas vezes nem um “não” existe, há silêncio. Será que foste mal vestido? Será que tinhas erros no teu CV? Ou terá sido o teu email a agradecer a entrevista? Se não perguntares não vais saber, e nestas situações é sempre bom perceber os erros que podemos estar a cometer.

Podes pedir feedback no mesmo email de agradecimento, num parágrafo separado depois dos agradecimentos, podes dizer “Se houver algo que eu possa fazer para melhorar a minha performance em futuras oportunidades, valorizava a vossa opinião”. Muito importante, quando estás a escrever o email, nunca comeces de forma negativa – Porque é que não fui selecionado? – dá a parecer que és uma pessoa rude e rancorosa, e isso vai limitar as tuas oportunidades futuras. Lembra-te, começa sempre num tom positivo (mesmo quando não te apetece muito).

Muito provavelmente não terás uma resposta a esta pergunta, mas e se receberes? Quanto mais souberes, melhor vais ser no futuro.

Revê tudo o que fizeste para esta oferta de emprego

Começa no início, como é que encontraste esta oferta de emprego? Como é que reagiste? Pensa como fizeste o envio da candidatura/CV. Na preparação para a entrevista, e como correu. Achas que podias mudar alguma coisa? Achas que deste o teu melhor durante todo o processo?

Ficar obcecado porque não foste seleccionado, não te irá ajudar em nada. Pede a um amigo para ler o teu CV e ver se há erros. Achas que ainda ficas muito ansioso com a entrevista? Treina como irias responder aquelas perguntas que te deixam mais nervoso.

 

Lembra-te, todos nós já passámos por essa fase desagradável de não ser selecionado para um emprego, o mais importante, e o que vai ditar o teu sucesso, é entrar em modo de resiliência. Vê esta situação como uma oportunidade de aprender, aprender e ser melhor no futuro.

Pode ser completamente devastador não ser selecionado para aquele emprego tão desejado, mas pensa, o que é que vai trazer de positivo ficar a matutar nisso durante muito tempo? Ficar preso nesta frustração, só vai fazer com que não consigas avançar na tua carreira profissional e o teu objectivo é arranjar um emprego que gostes. Canaliza a tua energia para coisas mais positivas, e quem sabe se o emprego dos teus sonhos ainda está para vir?!