Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 03-05-2021
Para seres bem-sucedido na pesquisa de emprego é preciso: a pesquisa tem que ser efectiva, um CV bem escrito e uma carta de motivação, e dominar as entrevistas de emprego. Se tens tido muitas entrevista de emprego mas não tens tido ofertas de emprego, é tempo de reavaliar como estão as correr as entrevistas.
Para conseguires impressionar os recrutadores, vais ter que mostrar que as tuas competências e a tua experiência te fazem o melhor candidato para o cargo. Isto significa que tens que perceber o que é que a empresa está à procura, o que tu tens para oferecer e ser capaz de quantificar o teu sucesso. Também tens que demonstrar que a nível pessoal, tens o perfil certo que se vai enquadrar perfeitamente na cultura da empresa.
Não há segredos, é mesmo preciso fazer uma pesquisa extensa sobre a empresa. Podes começar por ver o que é que têm na página do “Sobre Nós” e que tipo de presença digital tem. Isto vai fazer com que percebas como é que a empresa quer ser vista pelo público.
Podes pesquisar a história da empresa, a sua posição no mercado, novos desenvolvimentos, e se há alguma estratégia que possa afetar a tua posição na empresa. Quando mostras conhecimento sobre a empresa durante a entrevista, mostra que tens interesse genuíno, que é o que um recrutador está à procura.
Escuta. As melhores entrevistas são aquelas que parecem uma conversa (ou seja, que ambas as partes estão a tentar impressionar um ao outro). Para conseguires alcançar este feito, deves concentrar-te numa escuta ativa, sem estar só à espera de ser a tua vez de falar.
Evita os típicos erros numa entrevista. Cometer erros é normal, acontece. Mesmo com preparação uma pergunta vinda no nada e fora da tua zona de conforto vai fazer com que fiques mais nervoso. Ou pode acontecer alguma coisa que te vai fazer chegar tarde. Muitos destes erros podem ser facilmente evitados com algum planeamento.
Envia um email de agradecimento. Uma das coisas mais importante acontece após saíres da empresa depois da entrevista: enviar um email de agradecimento. E é mesmo importante? Sim! Vai fazer com que te destaques dos restantes candidatos e dar uma vantagem, quando é bem feito.
Não pares de procurar emprego. Se estás desemprego ou mesmo se tens um emprego, nunca esperes que um recrutador te dê feedback, mesmo quando achas que a entrevista correu bem. Mantém a tua procura emprego ativa, para que não percas boas oportunidades na esperança de ter o outro emprego.