Por Ofertas de Emprego em Colegas 04-08-2015
Muitos dos que têm a felicidade de ter um emprego vivem a dificuldade de não conseguirem tirar uns dias na altura do Natal, passagem de ano ou mesmo na altura do Verão. É nestas alturas que é necessário substituir colegas que vão de férias, mas nem tudo é mau.
É um pouco frustrante ver os outros a irem passear e nós ficarmos a trabalhar, e pior ainda quando estes colocam fotos na Internet das férias bem gozadas e o que nós estamos a perder. É chato mas alguém tem de fazer a parte chata – mas será assim tão chata?
Algumas pessoas podem achar negativo mas existem muitos aspectos positivos em trabalhar enquanto os outros estão de férias. O barulho é substancialmente menor, você tem mais tempo para arrumar a sua secretária ou escritório, planear e organizar futuros projectos, etc.
Cursos de Formação com Desconto →
Normalmente nestas alturas do ano o trabalho acaba por ser menor porque também outras empresas estão a meio gás. Quase que é preciso apenas a sua presença física, restando o resto do tempo para relaxar um pouco e organizar o trabalho dos colegas.
Clientes, fornecedores e parceiros nestas alturas do ano também eles estão a meio gás ou mesmo fechados, não havendo por isso a normal azáfama de telefonemas, e-mails e contactos diários.
Dependo do setor e da empresa poderá haver folga para sair mais cedo ou não haver a necessidade de realizar horas extraordinárias. Há casos em que isso pode não acontecer, como por exemplo na restauração e hotelaria.
Dependendo da ocasião, muitas empresas acabam por ser levadas pelo espírito das férias e dão mais qualquer coisas aos trabalhadores que fizeram o favor de ajudar enquanto os outros gozavam férias. São pequenos mimos que podem deixar qualquer trabalhador satisfeito, mesmo estando este a trabalhar enquanto os outros gozam o bom da vida.
O trabalhador também pode ser compensado de outras formas pelo seu esforço e dedicação em alturas de férias. Desde logo com pagamentos extraordinários, bónus ou mais uns dias de férias extra noutra altura. Não é para todos mas há empresas que o fazem.