O que fazer se uma entrevista correr mal

mulher a pensar com computador

Por Ofertas de Emprego em Entrevista 16-06-2020


Muitas vezes, por muito que te prepares para uma entrevista de emprego, há coisas que podem correr mal. Podes acordar com uma enxaqueca, ou há algum assunto pessoal que te está a preocupar e não consegues tirá-lo da cabeça. Sejam quais forem as razões, há muita coisa que pode comprometer a tua performance durante uma entrevista de emprego.

Neste artigo vamos dar-te algumas estratégias quando uma entrevista corre mal.

1. Faz uma auto-avaliação da entrevista

O mais importante para conseguirmos seguir – e ter sucesso após – qualquer tipo de insucesso está na forma como vamos reagir a isso. Depois da entrevista e já mais calmo, faz uma lista do que achas que correu mal.

Se os erros tiverem sido menores e tens as competências necessárias para essa oferta, então relaxa. O mais provável é que o recrutador até compreenda que estavas nervoso, porque o stress pode comprometer algumas questões menores.

Para cada item que tens na tua lista, procura aprender com esses erros, para que a tua performance seja melhor na próxima entrevista:

Considera se aquela oferta de emprego era a melhor opção para ti, se a empresa era a melhor empresa e se querias mesmo trabalhar lá. Quando estamos à procura de emprego, é muito fácil achar que todos as empresas são perfeitas e que as ofertas em causa, são as melhores, quando na realidade, muitas vezes podes ter qualificações a mais ou a menos e até não seres a melhor pessoa para aquela posição.

2. Pede conselhos

Uma má entrevista pode abalar-nos a confiança, por isso, fala com alguém em quem confias e que te vai dar bons conselhos. Seja família, amigos, antigos professores ou até antigos patrões ou colegas, estes últimos até podem ser os melhores para te ajudar, com algumas criticas construtivas.

3. Faz o teu luto e segue em frente

Uma má entrevista pode deixar-nos frustrados e tristes. Depois da entrevista, dá-te algum tempo (podem ser 10 minutos ou 1 hora) para reflectir no que se passou e em toda a experiência, mas não deixes que isso se apodere de ti. É muito fácil ficar preso nessa espiral e até achar que correu pior do que realmente foi.

4. Mantém o profissionalismo

Mesmo que o que te apetece mais é esconderes-te dentro de casa e nunca mais pensar naquela empresa, deves manter-te sempre um bom profissional. Isto significa enviar um email a agradecer pela entrevista. Não peças desculpa por ter corrido mal, em vez disso, agradece o tempo que o recrutador passou contigo.

Podes aproveitar e referir alguma situação em especifico que tenha corrido mal, ou corrigir alguma coisa que possas através de email e acabas por mencionar que estás entusiasmado com a possibilidade de trabalhar na empresa e gostarias de ser considerado para a posição. Quem sabe, até podes achar que correr muito mal mas o recrutador nem achar isso.

Considerações finais

Aproveita para aprender com os teus erros para que não os cometas novamente. E lembra-te, mesmo que não pareça agora, certamente irás conseguir arranjar um emprego rapidamente e quem sabe até melhor.