Por Ofertas de Emprego em Tendências 30-06-2015
Sair da escola e ter trabalho garantido era quase uma rotina há uns anos atrás, mas hoje é difícil e cada vez será mais enquanto as políticas não mudarem.
Mas não é só a política que tem culpa no actual estado do emprego, o próprio mercado sofreu bastantes alterações por força da tecnologia. Apesar de hoje ser possível trabalhar remotamente ou viajar e trabalhar noutro país com maior comodidade, a verdade é que a tecnologia roubou e ainda vai roubar mais postos de trabalho ao nível da indústria principalmente, com a automatização de processos.
Cursos de Formação com Desconto →
Mas não é tudo, há 20 anos atrás não havia portais de emprego, os anúncios vinham nos jornais, as candidaturas eram demoradas, não havia emails e os empregos davam ideia de serem seguros e para a vida. À parte dos jornais tudo o resto hoje é diferente, mas há coisas boas que perduram e que devemos preservar e lutar por elas, como por exemplo os direitos laborais.
A competição por uma oferta de emprego hoje é talvez 20 vezes maior do que há uns anos atrás. Hoje qualquer pessoa tem computador ou tem possibilidade de aceder a um, e essa facilidade de encontrar portais de emprego e de receber alertas de anúncios aumenta muito a competitividade pelos mesmos. Hoje, em média, uma oferta de emprego recebe entre 100 a 250 candidaturas, um número que reflecte não só a situação do desemprego como a concorrência feroz que existe no mercado.
Anteriormente era extremamente complicado conseguir encontrar a pessoa certa para um cargo, ou porque estava a trabalhar noutra empresa ou porque não estava inscrita no Centro de Emprego. Hoje toda a informação profissional dos candidatos está na Internet, seja no Linkedin, Facebook ou outra rede ou website. Qualquer empresa tem acesso imediato aos perfis que procura, das pessoas que quer encontrar e é fácil entrar em contacto com as mesmas a propor um contrato.
Hoje encontrar emprego perto de casa é uma raridade, senão mesmo uma tarefa impossível em algumas áreas. É preciso alargar os horizontes quando procuramos emprego, seja ao nível distrital, nacional ou mesmo internacional.
Com o passar dos anos os processos de recrutamento e selecção ficaram cada vez mais rápidos. Hoje em média uma empresa demora cerca de 80 dias desde a colocação do anúncio até à escolha do candidato certo. Aqui a tecnologia tem uma grande quota parte de responsabilidade, uma vez que as empresas têm investido forte na compra de software cada vez mais avançado para ajudar na selecção dos candidatos.
O surgimento das redes sociais veio alargar o leque de ofertas de emprego. Através das páginas do Facebook é possível ir recebendo anúncios atualizados ao minuto e assim estar a par das melhores ofertas do mercado.