Por Ofertas de Emprego em Competências 21-02-2020
Ao longo da nossa vida profissional e social, vamos adquirindo um conjunto de capacidades e habilidades que nos vão acompanhando e que podemos aplicar num futuro emprego. Estas são as competências transferíveis.
Pensamos mais nestas competências quando queremos fazer uma mudança emprego ou de carreira, especialmente na altura de atualizar ou fazer um novo CV. A boa notícia é que muitos recrutadores já procuram pessoas com um bom conjunto de competências transferíveis.
Em baixo deixamos um conjunto de competências divididas em 6 categorias mais abrangentes: Básicas, Interpessoais, Gestão, Administração, Pesquisa e Planeamento, e Informática. Algumas das competências são adquiridas e específicas de alguns empregos, a estas chamamos de hard skills.
· Escuta ativa para compreender instruções orais
· Aprender novos procedimentos
· Perceber e seguir instruções escritas
· Transmitir oralmente informações a outras pessoas
· Comunicar por escrito
· Usar processos matemáticos para resolver problemas
· Falar em público
· Demonstrar profissionalismo
· Fornecer críticas construtivas
· Receber feedback
· Coordenar ações com outras pessoas
· Negociar, persuadir e influenciar pessoas
· Motivar os outros
· Lidar com reclamações
· Treinar ou ensinar novas habilidades
· Delegar trabalho
· Supervisionar o trabalho de outras pessoas
· Realizar divulgação
· Aconselhar pessoas
· Criar relacionamentos fortes com os clientes
· Colaborar com outras pessoas
· Mentor de colegas menos experientes
· Resolver conflitos
· Desenvolver relacionamentos com fornecedores
· Demonstrar conforto ao lidar com todas as pessoas
· Supervisionar orçamentos
· Recrutar pessoal
· Rever currículos
· Entrevistar candidatos a emprego
· Selecionar novas contratações
· Supervisionar funcionários
· Alocar recursos como equipamentos, materiais e instalações
· Agendar pessoal
· Presidir reuniões
· Negociar contratos
· Avaliar funcionários
· Organizar comités
· Executar tarefas gerais de suporte administrativo
· Criar formulários, correspondência e relatórios
· Reservar minutos nas reuniões
· Usar software de processamento de texto
· Usar software de gestão de base de dados
· Usar software de apresentação
· Atendimento de chamadas telefónicas
· Cumprimentar visitantes
· Identificar e apresentar problemas à gerência
· Antecipar e evitar que ocorram problemas
· Usar habilidades de pensamento crítico para tomar decisões ou avaliar possíveis soluções para problemas
· Resolver problemas
· Lidar com situações inesperadas
· Definir as necessidades da organização ou departamento
· Estabelecer metas
· Priorizar tarefas
· Localizar e entrar em contato com fornecedores
· Analisar informações e prever resultados
· Saber gerir o tempo e cumprir prazos
· Planear e implementar eventos e atividades
· Criar e implementar novas políticas e procedimentos
· Coordenar e desenvolver programas
· Documentar procedimentos e resultados
· Produzir relatórios
· Gerir ideias
· Implementar novas estratégias
· Usar software de computador relacionado com o trabalho
· Usar equipamentos e máquinas relacionados com o trabalho
· Usar a Internet, incluindo mecanismos de e-mail e pesquisa
· Solucionar problemas com hardware e software
· Saber instalar o equipamento
· Solucionar problemas e reparar equipamentos
· Manutenção de equipamentos
Com toda esta informação, podes começar a reunir toda as competências que foste adquirindo ao longo do teu percurso académico e laboral, para que possas fazer essa mudança de emprego que tanto desejas.É muito importante sabermos como demonstrar todo o nosso potencial.
O novo CV deve ser capaz de captar a atenção do recrutador, e demonstrar como pudemos ser uma mais valia para a empresa. É aqui que as competências transferíveis entram. Na procura de um novo emprego, podemos adequar a linguagem que é usada no anúncio pela empresa ao nosso CV. Passada à fase da entrevista, é importante certificar que se fala destas competências, dando exemplos concretos de como e quando foram adquiridas.
É importante perceber que contratar uma pessoa nova para uma empresa envolve sempre alguns riscos, por isso é importante reunir o máximo sobre a empresa e perceber como pudemos ser uma mais valia com as nossas competências.