Por Ofertas de Emprego em Carreira 05-03-2020
Como o nome indica, trabalho por turnos é tudo aquilo que não está dentro do típico 9h-18h. Muitas empresas dependem bastante no trabalho por turnos, o que significa ter a empresa aberta 24h por dia.
Os últimos números apontam para cerca de 800 mil pessoas em Portugal a trabalho por turnos, com maior incidência na indústria transformadora e atividades relacionadas com a saúde humana e apoio social – 77,7%.
Porquê se trabalhar por turnos
– Por ser a natureza do trabalho
– Permite organizar melhor a vida pessoal (família)
– É a única opção que existe
– Preferência pessoal
O horário de trabalho pode variar consoante a empresa e as necessidades, assim como o tipo de contrato. De acordo com a lei portuguesa, cada turno não pode ultrapassar as 8 horas por dia, ou exceder as 40 horas semanais.
Ente turnos tens direito a, pelo menos, 11 horas seguidas de descanso e a mudança de horário de turnos só pode acontecer depois de teres um dia descanso. Se trabalhares 6 dias seguidos, tens sempre direito a 1 dia de descanso. A violação destes direitos, constitui uma contra-ordenação grave.
Num emprego com horário dito normal nem sempre é fácil organizar a vida pessoal, como ir ao banco, consultas médicas ou ir ao ginásio. Trabalhar por turnos em que se entre mais tarde, permite levar as crianças à escola com mais facilidade, evitando as horas de ponta.
Ir ao ginásio logo pela manhã é um ponto positivo com o trabalho por turnos, não só ajuda a com a saúde física como a mental.
Um dos pontos mais negativos, especialmente quem trabalho em período nocturno, são os problemas com o sono. Segundo relatórios da National Sleep Foundation, pessoas que trabalhem durante muito tempo em turnos nocturnos têm um risco mais elevado para ter certos tipos de cancros, assim como alguns problemas metabólicos, doenças coronárias, úlceras, problemas gastrointestinais e obesidade. Daí ser útil aproveitar o tempo para ir ao ginásio e ter uma boa alimentação.
A saúde mental também pode ser sofrer bastante com este tipo trabalhos, segundo estudos feitos no UK, os investigadores analisaram a informação fornecida por 28.438 participantes chegando à conclusão que pessoas que trabalhem por turnos têm 28% probabilidade de vir a desenvolver problemas de saúde mental comparativamente às pessoas que trabalham horários normais diurnos. Isto acontece porque o ciclo circadiano é alterado; ciclo circadiano (ritmo circadiano) é o período sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, num espaço de tempo de vinte e quatro horas, influenciado pelas variações ambientais do dia e da noite.
Não necessariamente, um trabalho por turnos vai ser remunerado de acordo com o contrato feito, ou seja, como qualquer outro tipo de emprego. Só há excepções quando há turnos que apanham os períodos nocturnos. Nestes casos, há um acréscimo no salário de 25% comparativamente ao dado pelo mesmo trabalho executado durante o dia.
Para perceber se estás pronto para trabalhar por turnos, responde a estas questões:
– Sentes-te preparado para estar a trabalhar enquanto a tua família e amigos estão a dormir?
– Estás interessado numa carreira profissional que obrigue a trabalhar por turnos?
– Achas-te capaz de ultrapassar os efeitos negativos que um trabalho por turnos pode acarretar?
Agora que tens mais noção do que acarreta um trabalho por turnos, está na hora de pensar se este tipo de profissão é a profissão certa para ti. Há muitos factores a considerar, começa hoje a pensar no teu futuro!