Quando devemos rejeitar um emprego

mulher a pensa no trabalho à secretária

Por Ofertas de Emprego em Carreira 12-02-2021


Pode não parecer, mas algumas vezes, o melhor que deves fazer é rejeitar uma oferta de emprego. E sim, mesmo quando estás desesperado por encontrar um novo emprego – se sabes que o emprego não vai ser a melhor opção para ti – faz todo o sentido esta rejeição.

Mas deves estar a perguntar-te, com os níveis de desemprego como estão, como é que te podes dar ao luxo de negar uma oferta de emprego?

Porque é melhor recusar um emprego quando sentes que não vais conseguir ficar lá por muito tempo. Difícil, especialmente quando estás numa situação financeira muito complicada em que é melhor aceitar a vaga mesmo quando não a queres mesmo.

Quando é que deves dizer que não a um emprego

Há muitas razões pelas quais podes rejeitar uma oferta de emprego, o salário ser baixo, as responsabilidades não eram o que esperavas, não sabes bem o que a empresa quer de ti, não sentes que seja a melhor opção para a tua carreira profissional, ou até podes ter tido outra oferta de emprego que é muito melhor.

Avalia a oferta

Receber uma oferta de emprego é o objectivo de todos os que procuram emprego, no entanto é preciso avaliar que tipo de emprego é antes de aceitares. Se depois da entrevista continuas com dúvidas sobre o que é que é suposto fazeres, ou sentiste que algo não estava muito bem, pede se podes ter uns dias para considerar a oferta.

Será que aceitar esta oferta de emprego te vai ajudar a progredir na carreira e aprender novas competências, ou te vai fazer estagnar e dificultar futuras oportunidades de emprego? Nos dias de hoje, já quase não há empregos para a vida, por isso é que é bom avaliares se a oferta de emprego é a melhor opção para a ti a longo prazo.

O estado financeiro da empresa é muito importante

O estado financeiro duma empresa, de tão importante que é, é talvez dos pontos mais descuidados quando estamos a tomar uma decisão sobre uma oferta de emprego. Sim é muito importante analisares como é que a empresa está no mercado de trabalho. E porquê? Porque vai ditar o teu futuro na empresa.

E isto significa pensar em coisas como:

  • A empresa está a expandir?
  • A empresa é financeiramente estável?
  • Os seus produtos e serviços são conhecidos?

Qualquer empresa que só esteja em modo de “sobrevivência”, eventualmente vai despedir os colaboradores.

Oportunidade de crescimento profissional

Se estás a concorrer para uma posição mais baixa numa empresa, e os teus objectivos profissionais passam por evoluir na carreira, tens que perceber se a empresa permite aos colaboradores progredirem dentro da mesma.

Ofertas de emprego em empresas que permitem os seus colaboradores evoluírem e subirem nas suas carreiras profissionais, geralmente mostram isso com toda a clareza e até vais conseguir encontrar alguma informação sobre isso online – procura por testemunhos no LinkedIn.

Se este não for o caso e perceberes que aquela empresa está sempre a mudar de colaboradores, é porque as oportunidades são escassas e ninguém fica muito tempo naquela posição pelas piores razões.

Rejeitar a oferta de emprego

Se depois de avaliares tudo o que falamos atrás mesmo assim estás decidido em rejeitar a oferta de emprego, o melhor é fazer o mais rápido possível. Podes começar por escrever um email a expressar a tua gratidão por te terem seleccionado, e terminas dizendo que infelizmente terás que rejeitar a oferta (com as razões do porquê se for necessário).

Se por acaso durante a entrevista até gostaste da empresa e de quem te fez a entrevista, mas não sentes que a oferta seja a mais indicada para ti, manda um email a referir que gostaste muito da empresa e a questionar sobre outras oportunidades que possam ter e como podes ser melhor noutro cargo.

Quando tens mesmo que aceitar a oferta de emprego

Na eventualidade de teres mesmo que aceitar a oferta de emprego, mesmo quando as condições são duvidosas, faz com que tudo o que te possam ter “prometido” fique escrito. Garante um salário digno, que o horário não vai exceder o horário acordado, que há folgas e as responsabilidades que a posição implica.

Isto significa haver um contrato assinado tanto pela empresa como por ti. E claro, se tens alguma dúvida sobre qualquer situação, faz todas as perguntas antes de aceitares a oferta de emprego.